Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Quais os cuidados após o fim do tratamento oncológico?

Quais os cuidados após o fim do tratamento oncológico?

Publicado por: Wecare Publicado: 29/08/2018 Visitas: 20199 Comentários: 0

Uma das dúvidas dos pacientes é referente aos cuidados após o fim do tratamento oncológico. Isso se dá graças aos diversos cuidados necessários durante o tratamento quimioterápico ou o tratamento radioterápico.

São cuidados que visam o bem-estar e a qualidade de vida do paciente ao longo do tratamento, evitando o surgimento ou agravamento dos efeitos colaterais. Mas e depois que o tratamento acaba? Quais são os cuidados necessários?

Cuidados após o fim do tratamento oncológico 

 

Acompanhamento oncológico 

Sem dúvida, o principal cuidado após o fim do tratamento oncológico é o acompanhamento. Quem já teve câncer sabe da importância do diagnóstico e, por isso, não é difícil imaginar a importância de ter o acompanhamento de um médico.

Como existe o risco de recidiva ou de desenvolvimento de um novo tipo de câncer, é necessário fazer exames periódicos que podem variar de acordo com a natureza do tumor, sendo exames de imagem ou físicos.

Assim, o paciente se resguarda no diagnóstico precoce, sendo esta a forma mais eficaz de combater um novo tumor.

 

Acompanhamento cardiológico

Outro dos cuidados após o fim do tratamento oncológico é cuidar do coração. O paciente deve visitar um cardiologista periodicamente caso tenha passado por um tratamento oncológico que oferece toxicidade cardíaca.

Além dos exames periódicos para verificar as condições do coração, o médico cardiologista pode passar diversas orientações a fim de evitar doenças, como o acúmulo de colesterol ruim, LDL, que pode levar ao infarto.

Também é importante que o paciente não seja sedentário, caso possível. A prática de exercícios físicos traz benefícios tanto ao coração quanto ao resto do corpo, e a saúde geral é altamente beneficiada.

 

Cuidar dos ossos e músculos 

Mais um dos cuidados após o fim do tratamento oncológico é referente aos ossos e músculos, principalmente após um tratamento de hormonioterapia, que pode diminuir a densidade óssea e muscular do paciente.

O médico pode indicar a reposição de cálcio e vitamina D, além da prática de exercícios sob orientação e da boa alimentação com proteínas, vitaminas e minerais. Essa é a melhor forma que o paciente encontra de repor a massa óssea e muscular perdida.

 

Outros cuidados 

De forma geral, o paciente deve seguir os mesmos cuidados que já estava seguindo durante o tratamento oncológico após o seu fim até que todos os efeitos colaterais desapareçam por completo.

A maioria dos efeitos colaterais costuma desaparecer após o fim do tratamento, o que deve ser favorável neste quesito.

 

Tratamento adjuvante 

Existem casos onde o tratamento por cirurgia é seguido por um tratamento quimioterápico ou tratamento radioterápico de forma adjuvante, ou seja, complementar. Isso acontece porque, às vezes, a cirurgia não é capaz de retirar completamente todos os resíduos do tumor.

Assim, a quimioterapia ou radioterapia podem contribuir para a destruição dessas células e evitar a recidiva. Se for necessário realizar tratamento adjuvante, os cuidados após o fim do tratamento oncológico começam a valer após o fim da quimioterapia ou radioterapia.

 

Converse com seu médico e entenda o seu caso em específico. Isso é muito importante, pois cada paciente é único e cada caso é um caso.

 

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e ajude a espalhar essa informação!

 

 

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/20030-quais-os-cuidados-apos-o-termino-do-tratamento-do-cancer

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.