Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Como manter a pele hidratada durante a radioterapia? 

Como manter a pele hidratada durante a radioterapia? 

Publicado por: Wecare Publicado: 29/08/2018 Visitas: 8995 Comentários: 0

O tratamento radioterápico é um dos mais utilizados para combater o câncer. Sua eficiência em neutralizar as células tumorais é bastante difundida, sendo a forma mais eficaz de tratamento em diversos casos.

Infelizmente, ao longo do processo, podem aparecer alguns efeitos colaterais decorridos da irradiação. O principal fator que leva ao aparecimento desses efeitos é o ressecamento da pele.

Por isso, uma das coisas mais importantes que o paciente deve fazer é manter a pele sempre hidratada. Hoje, vamos ver como manter a pele hidratada durante a radioterapia.

 

O que a radioterapia causa na pele? 

A radioterapia é um tratamento que consiste na irradiação de feixes radioativos, geralmente de raios X ou partículas geradas por um aparelho chamado acelerador linear de partículas. Sua função é penetrar sob a pele até chegar ao tumor e destruir as células cancerosas.

Porém, a mesma radiação causa danos à pele saudável que está no caminho, o que leva ao aparecimento dos efeitos colaterais. É importante ressaltar que esses efeitos podem aparecer em diferentes fases, intensidade e duração, a depender de uma série de fatores em cada paciente.

Alguns pacientes nunca chegam a apresentar qualquer efeito colateral durante todo o tratamento, portanto, não podemos generalizar e dar como certo o aparecimento de qualquer sintoma.

Contudo, vamos abordar os efeitos mais comuns. Tudo começa com o ressecamento da pele. A radiação faz com que a pele perca hidratação, ficando ressecada. Assim, consequentemente ela se torna desprotegida aos fatores externos, como bactérias e fungos.

Por isso é tão importante manter a pele hidratada durante a radioterapia. Uma pele desidratada facilita o agravamento e surgimento de novos efeitos colaterais. Dentre os mais recorrentes estão a vermelhidão, a coceira, a descamação, erupções cutâneas, rachaduras e, por fim,feridas. Esses efeitos que acometem a pele do paciente são conhecidos como radiodermite.

Quanto mais a pele ficar sem hidratação e sem proteção, mais grave será o efeito colateral do tratamento. Em alguns casos, o médico suspende a radioterapia até que o paciente se recupere dos efeitos colaterais, o que não é favorável ao tratamento contra ocâncer.

Assim, fica fácil entender a importância de manter a pele hidratada durante a radioterapia. Porém, não é recomendado que o paciente utilize qualquer tipo de cosméticos para isso. Vamos falar sobre o assunto a seguir.

 

Como manter a pele hidratada durante a radioterapia? 

Como o tratamento radioterápico enfraquece a pele do paciente, certas substâncias se tornam agressivas e podem agravar os efeitos colaterais. O paciente deve ficar atento para evitar essas substâncias sempre que puder.

Dentre esses componentes estão os parabenos (conservantes), a ureia (componente hidratante e queratolítico), as fragrâncias e os corantes. Esses elementos prejudicam a pele enfraquecida pela radioterapia, resultando num agravamento dos efeitos colaterais.

Para manter a pele hidratada durante a radioterapia, é recomendado que o paciente utilize apenas produtos livres de todos esses componentes, e também que evite a exposição da pele ao sol.

A Wecare Skin é um exemplo de marca que segue essas recomendações. Todos os produtos são livres de parabenos, ureia, fragrâncias e corantes, o que os torna os mais adequados ao paciente oncológico em geral.

Vamos explicar o passo a passo para ter uma pele saudável e hidratada utilizando os cuidados para radioterapia da Wecare Skin.

 

Washcare 

Muitos dos sabonetes convencionais possuem detergentes e outros elementos que agridem a pele do paciente oncológico, além de remover sua proteção e desequilibrar o PH. Por isso, seu uso não é recomendado para manter a pele hidratada durante a radioterapia.

O Washcare é uma suave espuma de limpeza que remove as células mortas da pele sem remover sua proteção e sem alterar o PH. Feito com aminoácidos essenciais, ele limpa, hidrata e ajuda a reestabelecer a proteção natural da pele.

Para manter a pele hidratada durante a radioterapia, use Washcare durante o banho e também para lavar as mãos. Evite o uso de sabonetes convencionais que ressecam e removem a proteção, além de desequilibrar o PH.

 

Extremecare 

Especialmente desenvolvido para a hidratação das áreas mais ressecadas do corpo, inclusive as áreas irradiadas, o Extremecare é um ultra-hidratante livre de elementos agressivos aos pacientes oncológicos.

É importante manter a pele hidratada durante a radioterapia, principalmente a área que será irradiada. Nessas áreas, é recomendado o uso do Extremecare, que hidrata profundamente, deixando uma sensação de bem-estar e mantendo a pele protegida.

 

Coolcare Mask 

Se você já está passando pelo tratamento radioterápico, pode ser que alguns efeitos colaterais já tenham começado a aparecer. A Coolcare Mask é uma máscara especialmente desenvolvida para o alívio da sensação de queimação causada pela radioterapia.

Composta por um gel e um spray ativador, ela possui um alto poder refrescante e calmante, que alivia o incômodo e refresca, acalmando a pele. Como forma uma fina película sobre a pele, sua remoção é fácil e rápida, sem deixar resíduos.

Assim, o paciente pode, inclusive, utilizar a Coolcare Mask até antes da sessão de radioterapia, bastando remover a película antes da sessão. Esta é mais uma dica para manter a pele hidratada durante a radioterapia.

 

É importante dizer que, quanto antes o paciente começar a manter a pele hidratada, melhores serão os resultados. Mesmo se o tratamento ainda não começou, os cuidados já podem começar. Assim, as chances de evitar o aparecimento dos efeitos colaterais são bem maiores.

Agora que você já sabe como manter a pele hidratada durante a radioterapia, compartilhe esse post com seus amigos. Pode ter alguém que você conheça que também precisa dessa informação.

 

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.