Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Cuidados no verão durante a quimioterapia – como curtir sem deixar de se cuidar

Cuidados no verão durante a quimioterapia – como curtir sem deixar de se cuidar

Publicado por: Wecare Publicado: 16/10/2018 Visitas: 24152 Comentários: 0

O verão está chegando nos próximos meses e logo vem aquela imagem de sol, praia e piscina à cabeça de quem gosta de curtir o calor. Mas até mesmo para curtir o verão, o paciente deve se cuidar, prestando atenção a alguns detalhes.

A época do verão pode ser tão agressiva para o paciente com câncer quanto o inverno, então, alguns cuidados especiais são necessários. No post de hoje, você vai ver quais são os cuidados no verão durante a quimioterapia e como curtir a estação sem deixar de se cuidar.

 

Quem está fazendo quimioterapia pode curtir o verão? 

Pergunta que gera muita dúvida entre os pacientes. Na verdade, existem várias formas de curtir o verão e cada pessoa tem seu jeito favorito. Uns gostam de viajar, ir à praia, ficar na piscina, tomar banho de sol, enquanto outros gostam de relaxar à sombra tomando um suco e curtindo a brisa fresca.

De antemão já podemos afirmar que, se você for mais do primeiro tipo de pessoa mencionada, vai ter que abrir mão de várias dessas regalias em prol da sua saúde. Acontece que o sol é extremamente agressivo no verão, em especial para pacientes que estão passando pela quimioterapia.

Portanto, o primeiro e mais importante cuidado no verão durante a quimioterapia é evitar ao máximo a exposição ao sol, mesmo utilizando protetor solar. Agora, vamos às exceções.

Se o seu médico ou equipe médica avaliar o seu quadro e determinar que você pode sim pegar uma piscina ou uma praia, desde que seja com moderação, então você está liberado. Caso contrário, evite ao máximo.

Somente o médico e a equipe médica pode te dizer se, no seu caso específico, seu organismo está suficientemente forte para aguentar essa exposição. E em caso positivo, fique de olho nas recomendações que vamos passar a seguir.

 

Cuidados essenciais no verão durante a quimioterapia 

 

Protetor solar 

Pode parecer redundante, mas ainda existe muita gente que se esquece ou não se importa muito em usar protetor solar. O uso do protetor traz benefícios não apenas a curto, mas também a longo prazo.

Mesmo se o seu tipo de câncer não for o de pele, você deve utilizar protetor a fim de evitar queimaduras, descamação, ressecamento e perda da proteção natural da pele. Um dos mais importantes cuidados no verão durante a quimioterapia ou até mesmo após o tratamento é o uso de protetor.

Use em todo o corpo, incluindo o rosto e a cabeça, caso você esteja com os cabelos raspados.

 

Use lenço ou chapéu 

Além de fazer parte dos cuidados no verão durante a quimioterapia, essa dica ainda é super estilosa. Usar um chapéu ou um lenço protege a cabeça, especialmente para quem está sem cabelos no momento.

Além do protetor na cabeça, use um chapéu ou lenço para cobrir o couro cabeludo enquanto estiver passando pelo sol.

 

Refrescos 

Um dos principais prazeres no verão é se refrescar, mas isso não quer dizer que você precisa cair na piscina. Você consegue se refrescar de dentro para fora com chás, vitaminas, sucos, entre outros.

Evite bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos industrializados e o chá preto. O restante está liberado. Outra forma de se refrescar de dentro para fora é com sorvetes ou picolés. Porém, seu médico deve ser consultado antes para saber se você realmente pode consumir esses alimentos. De qualquer forma, nada de exageros!

 

Muita água 

Falando em cuidados no verão durante a quimioterapia, essa dica não poderia faltar. Beba muita água, a todo momento. A dica é beber pequenas quantidades e mais vezes ao longo do dia. Você pode levar uma garrafinha ou squeeze com você para onde for e assim sempre vai poder se hidratar.

É extremamente importante manter o organismo hidratado, pois o corpo perde hidratação durante a quimioterapia e isso pode prejudicar a saúde. Tente beber pequenas quantidades de água, no mínimo de 30 em 30 minutos.

 

Cuidado com alimentação 

Outro dos cuidados no verão durante a quimioterapia é prestar atenção na alimentação. Alimentos frescos e crus devem ser consumidos apenas em casa, e somente após uma cuidadosa preparação.

Evite consumir saladas e frutas fora de casa, pois como esses alimentos não são cozidos, eles não passam por um processo que elimine os microrganismos com 100% de certeza, e podem acabar trazendo uma contaminação.

Para fazer saladas em casa, utilize a solução de hipoclorito de sódio, que limpa e esteriliza o alimento. Deixe o alimento submerso durante 10 minutos em uma solução de hipoclorito com água e, em seguida, lave com água corrente.

 

Hidrate a pele 

Por último, mas não menos importante, um dos cuidados no verão durante a quimioterapia que não podem faltar é a hidratação da pele. Durante o tratamento, a pele fica ressecada, perde sua proteção natural e pode apresentar efeitos adversos aos medicamentos.

Para evitar e amenizar esses efeitos, a hidratação da pele é essencial. Porém, você também precisa prestar atenção ao tipo de produto que está utilizando. Alguns componentes na fórmula de produtos de uso cotidiano podem ser agressivos à pele do paciente.

Exemplos desses componentes são os parabenos (conservantes), a ureia (componente hidratante), as fragrâncias e os corantes. Qualquer produto que contenha esses elementos deve ser evitado.

Conheça a Wecare Skin e o kit de cuidados para quimioterapia. Os produtos da Wecare Skin foram desenvolvidos especialmente para os pacientes que estão passando pelo tratamento e não contêm nenhum dos componentes agressivos.

Os princípios ativos são a Aloe Vera, a Camomila, a Aveia, entre outros componentes naturais em alta concentração. Eles garantem uma hidratação profunda e eficaz, protegendo e revigorando a pele do paciente.

Além de uma proteção no verão, esses cuidados ajudam a evitar e amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia na pele, permitindo um tratamento mais confortável para o paciente.

 

 

É possível curtir o verão com saúde e sem deixar de se cuidar. Siga sempre as orientações médicas e respeite a decisão do médico. Se ele disser que não é o momento certo para pegar uma praia ou piscina, acate a decisão. É melhor prevenir do que acabar parando na emergência do hospital algumas horas mais tarde.

 

Agora que você já sabe quais são os cuidados no verão durante a quimioterapia, compartilhe esse post e ajude mais pessoas a se proteger da forma certa!

 

Fontes:

https://sonianiara.com/2017/01/24/como-curtir-o-verao-durante-a-quimioterapia/

 

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.