Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Dicas de alimentação para o verão

Dicas de alimentação para o verão

Publicado por: Wecare Publicado: 03/07/2018 Visitas: 2676 Comentários: 0

O começo do ano no Brasil é marcado pelas altas temperaturas típicas do verão tropical. Durante a estação, é preciso prestar muita atenção à alimentação, pois nosso organismo perde mais água e sais minerais por meio do suor e, por isso, devemos ingerir bastante líquido ao longo do dia. Podemos repor essas perdas consumindo água, água de coco, sucos naturais, chás e alimentos ricos em água, como frutas e vegetais.

Segundo a nutricionista Thaís Manfrinato Miola, coordenadora de Nutrição Clínica do A.C.Camargo Cancer Center, nesta época o ideal é escolher sempre alimentos mais leves, já que frutas, verduras e legumes, além de serem alimentos mais refrescantes e combinarem mais com a estação, são as melhores opções, por serem ricos em vitaminas, minerais e fibras. Em relação aos temperos de saladas, ela sugere que os molhos prontos e maionese sejam evitados, por conta dos altos índices de caloria e gordura, e substituídos por azeite, limão e vinagre.

O consumo de carne magras, como frango e peixe deve ser priorizado diante da ingestão de carnes vermelhas, que levam um tempo maior para serem digeridas e afetam a disposição. Doces com creme de leite e leite condensado devem ser evitados pelo mesmo motivo citado no caso das carnes vermelhas.

Os cuidados com alimentação devem ser os mesmos para homens, mulheres e crianças, o que varia é a quantidade de alimento que cada indivíduo precisa.

Veja mais algumas dicas para manter uma dieta equilibrada para esta estação:

  • Fracione as refeições em cinco ou seis vezes ao dia;
  • Prefira frutas, verduras, legumes, cereais, pães integrais;
  • No caso dos queijos, opte pelos menos gordurosos como branco, ricota e cottage;
  • Coma peixes, que são excelentes fontes de proteínas, e sempre os consuma cozidos, assados ou grelhados;
  • Se optar por fazer um lanche rápido, prefira sanduíches preparados à base de carnes magras como peito de peru e frangos, queijos magros e complemente com salada;
  • Na hora da sobremesa, escolha aquelas à base de frutas e muito líquido;
  • No caso dos sorvetes, prefira os picolés à base de água e polpa de frutas.

 

E para curtir o verão e se refrescar com saúde, compartilhamos uma receita deliciosa retirada do livro “Receitas para Animar o Apetite”. Idealizado pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) em parceria com a chef Mariana Valentini, a obra traz deliciosas receitas de preparo simples e rápido para pacientes que estão em tratamento oncológico. O livro tem versão digital gratuita e pode ser baixado no site.

 

Suco de Tangerina com Gelo de Hortelã e Gengibre

Ingredientes

*Suco de 12 tangerinas

*4 ramos de hortelã

*20g de gengibre descascado

*200 ml de água

 

Preparo

Bata o hortelã, o gengibre e a água no liquidificador. Congele em forminhas de gelo. Sirva com o suco de tangerina.

 

Fonte: A.C.Camargo Cancer Center

 

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.