Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Dicas para as festas de fim de ano para pacientes com câncer

Dicas para as festas de fim de ano para pacientes com câncer

Publicado por: Wecare Publicado: 03/07/2018 Visitas: 4554 Comentários: 0

As festas de fim de ano trazem com elas uma série de eventos e comidinhas deliciosas. Quem está passando por tratamento oncológico não só pode, como deve fazer parte dessas comemorações tão especiais. Segundo especialistas, não há proibições quanto à alimentação. A recomendação é evitar excessos durante a alimentação e itens gordurosos, já que eles podem potencializar efeitos indesejados da quimioterapia, como náuseas, enjoos e diarreia. Alguns outros cuidados devem ser tomados para que a diversão não seja prejudicada pelos excessos comuns no período.

Os nutricionistas do Hospital de Câncer de Barretos, João Paulo Botelho e Amanda Carvalho, têm algumas dicas para os pacientes sobre a alimentação durante as festas:

– Escolha carnes magras como tender, peru e lombo;

– Dê preferência aos pratos assados;

– No preparo da farofa e demais recheios para carnes, evite o uso de embutidos, como linguiça, bacon e presunto;

– Prepare saladas coloridas e opte por alimentos mais saudáveis como verduras e legumes;

– Em relação ao que beber, dê preferência aos sucos naturais. Evite refrigerantes e não consuma bebidas alcoólicas;

– Use frutas nas sobremesas.

Como as festas ocorrem durante o verão, também é válido lançar mão de outros cuidados relacionados ao aumento das temperaturas. É importante beber bastante líquido para se manter hidratado, pois as perdas de líquidos e sais minerais pelo organismo são maiores no verão do que em outras estações do ano.

As atividades ao ar livre são bastante comuns nas comemorações de final de ano, o que nos leva a reforçar a importância do uso de protetor solar e chapéus para evitar queimaduras e problemas de pele. A exposição direta ao sol deve ser evitada, se possível, sobretudo no intervalo das 10h às 16h.

O período de festas é uma época de grande alegria e proporciona a reunião de amigos queridos, o que pode contribuir significativamente para o bem-estar do paciente, pois permite que ele se sinta pertencente ao grupo por estar sendo incluído normalmente nas festividades.

Respeitando os limites do seu corpo e desfrutando dos alimentos e atividades das festas de fim de ano com equilíbrio, é possível se divertir, e muito, com as comemorações. Bora festejar?

Um ótimo 2018 a todos vocês!

 

 

Fontes: Hospital do Câncer de Barretos

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.