Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Hidratantes para a pele de pacientes oncológicos – perguntas e respostas

Hidratantes para a pele de pacientes oncológicos – perguntas e respostas

Publicado por: Wecare Publicado: 29/08/2018 Visitas: 58025 Comentários: 2

Os tratamentos quimioterápico e radioterápico são os mais conhecidos e eficazes no combate ao câncer, mas, infelizmente, ambos podem desencadear alguns efeitos colaterais. Apesar de não serem todos os pacientes que apresentam esses efeitos, eles acabam gerando dúvidas.

Como a pele do paciente fica enfraquecida ao longo do tratamento, uma das recomendações mais recorrentes é a hidratação. Porém, não é recomendado que o paciente use hidratantes comuns, o que gera ainda mais dúvida.

Hoje, trouxemos algumas perguntas e respostas sobre hidratantes para a pele de pacientes oncológicos, entre outros assuntos. Acompanhe e veja as principais dúvidas dos pacientes.

 

As principais perguntas e respostas sobre hidratação para a pele de pacientes oncológicos 

 

A pele do paciente resseca mesmo? Em todos os casos? 

Os tratamentos podem ser feitos de diversas formas diferentes. Existem muitos quimioterápicos e a radioterapia pode ser aplicada em várias regiões do corpo, dependendo da área do tumor.

Por isso, alguns pacientes sofrem o ressecamento acentuado da pele, enquanto outros passam por um ressecamento mais leve. Infelizmente, é impossível prever com exatidão a intensidade dos efeitos colaterais, então, a recomendação é que todos os pacientes mantenham a pele hidratada.

 

Por que não posso usar cosméticos comuns? 

Os tratamentos oncológicos trabalham para neutralizar as células tumorais, porém, células normais acabam sendo afetadas também, o que causa o enfraquecimento da pele. A hidratação para a pele de pacientes oncológicos requer alguns cuidados devido a isso.

Algumas substâncias se tornam agressivas à pele do paciente oncológico, como é o caso dos parabenos (que são conservantes), da ureia (um componente hidratante amplamente utilizado pelas maiores marcas), fragrâncias e corantes.

Essas substâncias podem agravar os efeitos colaterais, não sendo recomendável sua utilização. Portanto, a hidratação para a pele de pacientes oncológicos deve ser feita somente com produtos especialmente desenvolvidos para eles.

 

Qual a importância de hidratar a pele durante o tratamento? 

A utilização de hidratantes para a pele de pacientes oncológicos ajuda a revitalizar o tecido epitelial e recuperar sua hidratação e proteção naturais. Assim, a pele fica protegida contra o efeito de agentes externos (fungos e bactérias, por exemplo).

Além disso, quanto mais saudável for a pele do paciente, melhor ela resistirá ao tratamento, apresentando menos efeitos colaterais, menor intensidade nos efeitos e melhor proteção, obtendo assim um resultado mais satisfatório e permitindo que o paciente prossiga com o tratamento sem o interromper (a interrupção é desfavorável ao tratamento oncológico).

 

 

Tenho radiodermite. Posso utilizar produtos mesmo assim? 

A radiodermite é uma condição causada pela radioterapia e tem diversas fases, desde a inicial que é mais leve até a mais grave. Antes de utilizar qualquer produto, converse com seu médico (a) ou enfermeiro (a).

Tendo o aval da equipe médica, é importante lembrar que a hidratação para a pele de pacientes oncológicos deve ser realizada somente com produtos propriamente desenvolvidos com esse intuito, a fim de não agravar os efeitos colaterais.

 

E se eu quiser utilizar métodos caseiros, é possível? 

Hoje em dia, muito se fala sobre métodos caseiros para diversas soluções. Porém, a verdade é que existe uma grande dificuldade em encontrar ingredientes naturais que não sejam manipulados pelos fabricantes, diminuindo as chances de que a substância seja pura.

Dessa forma, pode haver algum componente na mistura que seja agressivo à pele do paciente oncológico. Como a hidratação para a pele do paciente oncológico precisa observar que sejam evitadas algumas substâncias, não é recomendado fazer isso com métodos caseiros.

Além disso, métodos caseiros não possuem o poder de hidratação que os produtos especialmente desenvolvidos para isso possuem, não sendo tão eficazes quanto estes. Dependendo do caso, eles podem, inclusive, não apresentar qualquer efeito significativo.

 

Hidratantes para a pele de pacientes oncológicos não podem ter fragrância? 

Ao longo dos anos, o ser humano se acostumou a melhorar processos e atividades. Uma das diversas melhorias agregadas são as fragrâncias, que juntam o útil (hidratação) ao agradável (um cheirinho gostoso).

Porém, uma das maiores reclamações de pacientes oncológicos é referente às náuseas, causadas por alguns tipos de tratamento. Os cheiros provocam a intensificação desse efeito colateral, o que pode ser bastante desconfortável.

Além disso, para produzir as fragrâncias, são utilizadas substâncias diversas, e uma delas pode causar alergia. Por isso, não é recomendada a utilização de fragrâncias nesses produtos.

 

E quanto aos óleos? 

Os óleos são produtos que costumam ficar impregnados na pele, sendo de difícil remoção. Essa dificuldade de remoção pode atrapalhar as sessões de radioterapia.

Durante a radioterapia, a pele precisa estar 100% limpa e livre de qualquer resíduo, ou a radiação pode reagir com o produto e causar danos mais graves.

Por isso, dê preferência aos produtos de fácil remoção na hora de fazer a hidratação para a pele de pacientes oncológicos.

 

Existe algum produto mais recomendado como hidratante para a pele de pacientes oncológicos? 

Sim! A Wecare Skin é uma marca que conhece todas as peculiaridades da pele do paciente oncológico. Por isso, desenvolveu produtos especialmente orientados a esses pacientes, sem uso de parabenos, ureia, corantes, fragrâncias ou qualquer outro componente agressivo.

Todos os produtos são compostos por ingredientes naturais, como a Aloe Vera, a Aveia, a Avelã, a Camomila e a Calêndula, em altas concentrações, proporcionando assim uma alta hidratação com muita segurança. Assim, eles são os mais indicados para hidratação para a pele de pacientes oncológicos.

Existe uma linha especial de cuidados para quimioterapia e outra de cuidados para radioterapia. Cada uma com produtos especialmente desenvolvidos para cuidar da pele do paciente, antes, durante e após o tratamento.

Quanto antes o paciente começar a usar os produtos, melhor será o resultado, e melhores são as chances de evitar ou retardar o aparecimento dos efeitos colaterais.

 

 

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e ajude a tirar as dúvidas de mais pessoas!

 

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.