Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
[INFOGRÁFICO] Novembro Azul – mês de conscientização ao câncer de próstata

[INFOGRÁFICO] Novembro Azul – mês de conscientização ao câncer de próstata

Publicado por: Wecare Publicado: 13/11/2018 Visitas: 4467 Comentários: 0

Em Novembro acontece a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, apelidada de Novembro Azul. Durante todo o mês, empresas, instituições de todos os tipos e voluntários participam da campanha em prol da conscientização, a fim de diminuir tanto a incidência da doença quanto a taxa de diagnóstico tardio.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Quanto mais a doença demorar para ser diagnosticada, mais complicado se torna o tratamento.

As chances de cura são mais altas no início e, por isso, o Novembro Azul é tão importante. Também é muito importante que você compartilhe este texto com seus amigos e familiares, a fim de incentivar o diagnóstico precoce e a prevenção.

Confira o infográfico que preparamos para você com detalhes importantes sobre o câncer de próstata.

 

 

 

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tumor que se forma dentro da próstata, órgão que somente os homens possuem e que fica próximo à bexiga. O desenvolvimento do câncer de próstata pode ser extremamente lento, estando presente a vida toda e só causando sintomas num momento tardio.

Por isso, o diagnóstico pode ser dificultado e deve ser incentivado, especialmente em homens acima dos 50 anos, já que a idade é um fator de risco para a doença.

O diagnóstico é feito através de exames de imagem, exame de sangue PSA e do toque retal. Ainda existe muito preconceito quanto aos exames, mas isso deve ser desmistificado. O toque retal dura poucos segundos e pode salvar a sua vida!

Não vale a pena correr o risco de deixar uma doença como essa se espalhar pelo organismo por um simples receio de fazer o exame. Converse com o médico e você verá como é um procedimento simples, rápido, indolor e completamente normal.

 

O câncer de próstata tem 4 estágios de desenvolvimento:

Estágio 1 – ainda não detectável por toque, o câncer está restrito à próstata.

Estágio 2 – o câncer cresceu, mas ainda está dentro da próstata. Neste estágio, já é detectável por toque.

Estágio 3 – o tumor se espalhou às vesículas seminais (que transportam o sêmen) próximos à próstata.

Estágio 4 – o tumor se espalhou para os arredores, podendo incluir ossos, nódulos linfáticos, reto, bexiga, entre outros.

 

Quais as principais causas e fatores de risco?

Não existe uma causa definida para o câncer de próstata, mas alguns fatores de risco são conhecidos. Entre eles, podemos citar:

  • Idade (acima dos 50 anos)

  • Exposição a poluição

  • Exposição a fertilizantes

  • Disfunção hormonal

  • Alimentação rica em gorduras

  • Histórico de câncer de próstata na família

 

Além desses fatores específicos, são conhecidos fatores que aumentam o risco de câncer de forma geral, como:

  • Sedentarismo

  • Sobrepeso

  • Consumo de álcool

  • Fumar

  • Alimentação inadequada

 

Sintomas do câncer de próstata

Durante todo o Novembro Azul, profissionais da saúde e voluntários incentivam os homens a ficarem atentos aos sinais e sintomas que podem indicar a presença de um câncer de próstata. Entre os principais sintomas, estão:

  • Dificuldade em urinar

  • Dor ou ardor ao urinar

  • Vontade frequente (acima do normal) de urinar

  • Sensação de bexiga ainda cheia após urinar

  • Urina com sangue (escura)

  • Dor ao ejacular ou sêmen escurecido

Em estágio avançado da doença, pode haver dor nas costas e nos ossos, perda de apetite, dor nos testículos e perda de peso.  Ao apresentar os sintomas acima, o médico deve ser procurado para investigar a causa, que pode ou não ser câncer de próstata.

Porém, nos estágios iniciais da doença, não aparecem quaisquer sintomas, o que a torna silenciosa, mostrando a importância do Novembro Azul e da conscientização, pois mesmo de forma silenciosa, o câncer de próstata pode estar se desenvolvendo.

 

Tratamento

O tratamento do câncer de próstata pode ser feito com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou outras formas de tratamento, dependendo do estágio no qual a doença se encontra. A equipe médica, após o diagnóstico, vai estabelecer quais as melhores formas de tratamento para o paciente.

Alguns casos podem ser cirurgicamente removidos, e após a cirurgia, é provável que seja necessário realizar tratamento com radioterapia ou quimioterapia para eliminar quaisquer resquícios do tumor.

A quimioterapia e a radioterapia também podem ser prescritas de forma separada, a fim de diminuir o tamanho do tumor e fazer a doença regredir.

Esses tratamentos podem causar alguns efeitos colaterais, como fadiga, ressecamento da pele, náuseas, vermelhidão, entre outros. Converse com o médico antes do tratamento para saber como proceder caso qualquer um dos efeitos colaterais se manifeste.

Para os casos de efeitos colaterais na pele, a Wecare Skin possui produtos especialmente desenvolvidos para os pacientes oncológicos, que os ajudam a passar pelo tratamento com mais qualidade de vida, menor chance de aparecimento dos efeitos colaterais e alívio dos sintomas. Conheça as linhas de cuidados para quimioterapia e cuidados para radioterapia.

 

 

Prevenção ao câncer de próstata – Novembro Azul

Quando falamos de prevenção ao câncer, estamos nos referindo, de forma geral, a fatores que compõem um estilo de vida saudável e favorável ao organismo como um todo. Mas existem também alguns fatores de risco que podem ser prontamente evitados.

As principais recomendações médicas para prevenir o câncer de próstata são:

  • Não ter contato com fertilizantes

  • Evitar a poluição

  • Evitar alimentos gordurosos muito frequentemente

  • Atentar-se para a idade (50 anos)

  • Atentar-se para histórico de câncer de próstata na família

 

De forma geral, o câncer pode ser prevenido com algumas boas práticas ao longo da vida, como, por exemplo:

  • Não fumar

  • Evitar o consumo de álcool em excesso ou muito frequente

  • Fazer, no mínimo, 30 minutos de atividade física por dia

  • Manter uma alimentação saudável e balanceada

  • Manter o peso ideal em relação à altura

 

Para os homens acima dos 50 anos, é recomendado realizar os exames pelo menos 1 vez ao ano, incluindo o toque retal, pois este pode ser o exame que dará início ao diagnóstico e pode salvar a vida do homem.

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares e ajude mais pessoas a se conscientizarem e conscientizarem suas famílias sobre o câncer de próstata. Juntos, podemos fazer a diferença e salvar mais vidas neste Novembro Azul!

 

Fontes:

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-de-prostata-sintomas-diagnostico-e-tratamento/11703/7/

https://www.tuasaude.com/cancer-de-prostata/

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.