Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
O câncer pode ser hereditário? A Wecare responde

O câncer pode ser hereditário? A Wecare responde

Publicado por: We Care Publicado: 05/12/2018 Visitas: 3532 Comentários: 0

O câncer é uma doença bastante comum, de forma que quase sempre existe um membro da família que tem ou já teve câncer. A doença pode se manifestar em qualquer momento da vida, de forma esporádica, ou ainda, incluir um fator genético passado pelo pai ou pela mãe.

Nestes casos, é dado o nome de câncer hereditário. O câncer pode ser hereditário quando os genes recebidos pelo pai ou pela mãe sofreram mutações, o que aumenta em 50% as chances de a pessoa desenvolver um câncer.

No post de hoje, você vai descobrir mais sobre o câncer hereditário, como ele surge e qual a diferença para o câncer esporádico. Também vamos te dar algumas informações importantes sobre a doença.

 

O que é o câncer hereditário? 

Denomina-se câncer hereditário o câncer que aparece em uma pessoa que possui mutações em seus genes, que foram passadas pelo pai ou pela mãe. Todas as pessoas têm duas cópias de cada gene, uma do pai e uma da mãe. A maioria das pessoas nasce com cópias normais desses genes.

Pessoas que nascem com mutações em uma dessas cópias têm o gene de controle de danos alterado, o que pode resultar no aparecimento do câncer hereditário. Os genes que deveriam proteger contra o câncer trabalham de formas diferentes, podendo levar ao desenvolvimento da doença.

Quem tem mutações genéticas tem 50% de chance de passar essas mutações para seus filhos. Essas alterações podem aumentar o risco de câncer de forma geral, e não para cada tipo de câncer.

Nem todas as pessoas que nascem com genes alterados irão desenvolver a doença. O que ocorre é um aumento no risco, e não uma certeza. Dessa forma, os médicos usam o termo susceptibilidade genética para descrever o aumento de risco do câncer em pessoas com mutação hereditária dos genes.

 

Quais as diferenças entre câncer hereditário e câncer esporádico? 

Basicamente, o câncer pode ser hereditário ou esporádico. Não existem dados exatos, mas os médicos acreditam que cerca de 10% dos casos de câncer são hereditários. O câncer que não parece ter sido causado por alterações genéticas hereditárias é denominado câncer esporádico.

Acredita-se que cerca de 90% dos cânceres sejam esporádicos. Dessa forma, mesmo que não haja qualquer histórico na família, uma pessoa ainda pode desenvolver a doença.

Existem algumas diferenças entre o câncer hereditário e o esporádico no que diz respeito às decisões sobre os cuidados e tratamentos.

O câncer hereditário costuma surgir mais precocemente do que o esporádico do mesmo tipo. Por isso, os médicos recomendam que pessoas que possuam casos de câncer na família mantenham uma rotina de exames frequentes, para caso ocorra a doença, seu diagnóstico ser precoce.

Enquanto o câncer hereditário é causado em parte pelas alterações genéticas transmitidas de pais para filhos, acredita-se que o câncer esporádico tenha suas causas em fatores externos, como exposição à poluição, alimentação inadequada, exposição a produtos químicos, tratamentos hormonais, envelhecimento natural e outros fatores.

 

Teste genético 

O teste genético é um exame que visa identificar mutações e alterações nos cromossomos, genes e proteínas de um indivíduo. As mutações genéticas podem ser nocivas, benéficas, neutras ou incertas.

O câncer pode ser hereditário em pessoas com alterações genéticas nocivas. Essas alterações também podem aumentar o risco de outras doenças ao longo da vida. De forma geral, as mutações genéticas são responsáveis por cerca de 10% dos casos de câncer.

Porém, não são todas as pessoas que devem realizar esse teste. A melhor forma de saber quais as orientações para cada caso é consultar um oncogeneticista. Este especialista vai poder determinar se um câncer é hereditário ou não, além de poder solicitar que seja feito o teste genético.

Fazendo o teste genético, o paciente está não apenas ajudando a si mesmo dando aos médicos mais informações sobre sua própria doença, como também estará ajudando os membros de sua família a compreenderem e gerenciarem o risco de câncer.

 

Os tipos mais comuns de câncer hereditário 

Enquanto o fator genético não aumenta isoladamente um determinado tipo de câncer, existem alguns tipos que são mais recorrentes de forma hereditária. Alguns deles incluem:

  • Câncer de mama antes dos 50 anos

  • Câncer de ovário ou trompas em qualquer idade

  • Câncer de mama em homens

  • Câncer de próstata

  • Câncer de pâncreas

  • Melanoma

  • Câncer de cólon antes ou depois dos 50 anos

  • Câncer de estômago

  • Sarcomas

Qualquer família que tenha diagnóstico do mesmo tipo de câncer em diferentes pessoas, diagnóstico de câncer em pessoas jovens ou tipos raros de câncer deve consultar um oncogeneticista para determinar se o câncer pode ser hereditário ou não nesta família.

O médico pode, então, solicitar que sejam feitos exames de rastreamento frequentemente para manter a possibilidade do diagnóstico precoce, que é extremamente importante no tratamento contra o câncer.

Com o diagnóstico precoce, as chances de cura se elevam próximas aos 95%, dependendo do tipo de câncer e das condições gerais de saúde do paciente.

Mas isso não quer dizer que pessoas que não possuam casos de câncer na família devem negligenciar as chances de um câncer esporádico. Mulheres devem realizar o autoexame da mama no mínimo a cada 6 meses, e visitar o médico no mínimo uma vez ao ano. Homens acima dos 45 anos devem visitar o proctologista também todos os anos.

Apesar dos tratamentos como quimioterapia e radioterapia serem eficientes, quanto antes um câncer for descoberto, melhores serão as chances de cura. Lembre-se: o diagnóstico precoce pode salvar a sua vida!

 

 

Fontes:

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-hereditario/8323/73/

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/quem-deve-fazer-testes-geneticos/8343/73/

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-e-teste-genetico/8163/73/

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.