Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
O Que é Metástase?

O Que é Metástase?

Publicado por: Wecare Publicado: 04/06/2019 Visitas: 17665 Comentários: 0

Em alguns casos, o câncer é capaz de espalhar células por todo o organismo, afetando não só órgãos, mas também tecidos próximos e distantes. Os tumores, quando malignos, têm crescimento desorganizado e podem atingir outros órgãos, o que chamamos de metástase.

Para que você não tenha dúvidas quanto a esse assunto, desenvolvemos o texto a seguir com as principais informações sobre esse processo. Acompanhe!

 

O que é metástase

A metástase acontece quando as células cancerosas atingem outras regiões do corpo, além do seu local de origem. Ainda que as metástases estejam em outros órgãos, sua formação continua sendo de células cancerosas do tumor inicial.

Ou seja: quando um câncer de mama faz metástase para os ossos, significa que as células que acometeram as estruturas ósseas são cancerosas da mama, e devem ser tratadas assim. As regiões mais comuns para a propagação das metástases são ossos, fígado e pulmões. Veja alguns locais em que o câncer aparece e respectivamente, as áreas mais comuns para metástase:

  • mama: fígado, ossos, pulmão, cérebro;
  • rim e pulmão: fígado, ossos, pulmão, cérebro, glândula adrenal;
  • bexiga: ossos, fígado e pulmão;
  • ovário: fígado, peritônio, pulmão;
  • próstata: fígado, glândula adrenal, ossos, pulmão;
  • útero: ossos, fígado, peritônio, pulmão, vagina.

 

Como ocorre a metástase

O processo da metástase acontece da seguinte forma: as células cancerosas invadem um tecido sadio. Depois de um período, passam através de paredes de vasos sanguíneos ou linfáticos que estejam por perto. Em seguida, movem-se por meio do sistema linfático e sanguíneo para outras regiões do corpo.

As células param de se mover em pequenos vasos chamados capilares. A partir dali, invadem suas paredes e migram para novos tecidos, onde vão se multiplicar formando pequenos tumores, as micrometástases. Elas por sua vez, estimulam o crescimento de novos vasos sanguíneos para obter oxigênio por meio do sangue, o necessário para continuar o crescimento do tumor.

 

Consequências desse processo

No novo órgão ou tecido com o suprimento de sangue e oxigênio, as células cancerosas vão formar um tumor semelhante ao original. Em grande número, elas conseguem levar o câncer que inicialmente não representava grande complicação para vários outros locais, dificultando a terapia e prolongando-a.

Apesar da chance da metástase ocorrer durante o período de tratamento oncológico a terapia pode alcançar a cura, sobretudo quando a proliferação é encontrada precocemente. Ao ser identificado, o tumor metastático pode ser tratado por terapia sistêmica, como na quimioterapia, terapia-alvo, hormonioterapia e terapia biológica.

Também podem ser realizadas radioterapia e cirurgia, ou até a combinação de todos essas condutas terapêuticas, variando de caso para caso. No momento, existem novos tratamentos para casos de metástase em desenvolvimento. Pesquisadores estudam novas formas de destruir ou bloquear o crescimento dessas células, incluindo maneiras de aumentar a resposta do sistema imunológico contra os tumores.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre metástase, que tal saber o que é recidiva após tratamento, e como ela acontece?!

Fontes:

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-e-metastase/7478/889/

http://clinicasoma.com.br/dicas-e-orientacoes/voce-sabe-o-que-e-metastase/

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.