Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
O que é quimioterapia neoadjuvante?

O que é quimioterapia neoadjuvante?

Publicado por: We Care Publicado: 06/12/2018 Visitas: 33209 Comentários: 0

Os tratamentos contra o câncer estão cada vez mais modernos e precisos. A tecnologia no desenvolvimento de medicamentos e procedimentos ajuda os tratamentos a evoluírem e proporcionarem melhor qualidade de vida e chances de cura aos pacientes.

Um dos tratamentos mais utilizados nos dias de hoje é a quimioterapia. Mas existem diferentes formas e objetivos na administração da quimioterapia.

No post de hoje, você vai descobrir o que é a quimioterapia neoadjuvante e como ela funciona para melhorar as chances de cura dos pacientes diagnosticados com diversos tipos de câncer.

 

Tratamento adjuvante 

Para que possamos explicar o tratamento neoadjuvante, é necessário, primeiro, entender o que é o tratamento adjuvante.

O tratamento adjuvante é uma forma de aplicação de tratamento oncológico que tem como finalidade destruir qualquer vestígio ou sinal de um câncer que ainda resta após a cirurgia ouapós a radioterapia.

Dependendo do estadiamento do tumor, o tratamento adjuvante pode ser feito com:

  • Quimioterapia

  • Hormonioterapia

  • Radioterapia

  • Imunoterapia

  • Terapia-alvo

Essas formas de tratamento têm o objetivo de destruir focos microscópicos de células cancerosas que ainda persistem em algum lugar do organismo, mas que não são detectáveis por exames de sangue ou de imagem.

O risco de um paciente apresentar focos microscópicos de células cancerosas varia de acordo com o tipo e estadiamento do tumor, entre outras características clínicas. Levando em consideração essas informações, é indicada uma ou mais formas de tratamento adjuvante.

 

Tratamento neoadjuvante 

O tratamento neoadjuvante consiste na aplicação de quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia ou terapia-alvo antes de um procedimento cirúrgico ou radioterápico definitivo.

Em diversos tipos de câncer, a grande vantagem do tratamento neoadjuvante é tentar reduzir o tamanho do tumor antes do procedimento cirúrgico, a fim de que este se torne menos invasivo e mais conservador.

Isso é altamente benéfico em casos de câncer de mama, por exemplo, onde a mastectomia (retirada da mama por completo) pode ser substituída pela cirurgia conservadora da mama mediante aplicação de tratamento neoadjuvante antes da cirurgia.

 

Quimioterapia neoadjuvante 

Estudos realizados em pacientes com câncer de mama mostram que a eficácia da quimioterapia neoadjuvante é a mesma se comparada à quimioterapia feita após o procedimento cirúrgico.

A vantagem de realizar a quimioterapia neoadjuvante, além de diminuir o tamanho do tumor e evitar cirurgias mais invasivas, é poder entender se aquele agente quimioterápico é eficaz contra o câncer em questão, ou seja, se o tumor é ou não sensível aos agentes quimioterápicos utilizados.

Assim como na quimioterapia feita após a cirurgia, a quimioterapia neoadjuvante aumenta muito as chances de cura de um paciente com câncer. O efeito da quimioterapia neoadjuvante é somado ao benefício da cirurgia de remoção do tumor, minimizando as chances de recidiva.

 

Radioterapia neoadjuvante

Assim como no caso da quimioterapia, a radioterapia neoadjuvante pode ser indicada para acompanhar outros tratamentos em diversos casos de câncer, como no câncer de reto baixo (próximo ao ânus), a fim de preservar o esfíncter e evitar uma colostomia  

É importante conversar com o médico oncologista e tirar todas as dúvidas sobre os tratamentos antes de seu início. Se você vai começar um novo tratamento e ainda está com dúvidas, pergunte à equipe médica sobre tudo o que precisar saber.

Também é importante deixar os médicos informados sobre qualquer efeito colateral que possa aparecer ao longo do tratamento. Quanto melhor forem cuidados esses efeitos, mais qualidade de vida o paciente terá e menor será o risco de ter que interromper o tratamento.

 

 

Fontes:

https://www.vencerocancer.org.br/cancer/tratamento/tratamento-adjuvante-e-neoadjuvante/

 

 

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.