Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Pacientes com câncer podem viajar? Quais as recomendações?

Pacientes com câncer podem viajar? Quais as recomendações?

Publicado por: Wecare Publicado: 09/10/2018 Visitas: 11903 Comentários: 0

Na maioria dos casos, o paciente oncológico é aconselhado a continuar com a mesma rotina que tinha antes do diagnóstico e do início do tratamento, com algumas exceções e cuidados a serem observados.

Por exemplo, é aconselhado evitar a exposição ao sol – sobretudo durante a radioterapia – ou o abuso de bebidas alcoólicas e de alimentos gordurosos. Mas em questões de atividades, a maioria está liberada.

Portanto, pacientes com câncer podem viajar se tomarem os devidos cuidados e respeitarem seus próprios limites, não sobrepujando suas capacidades durante a viagem. Neste post vamos dar algumas dicas de como fazer uma viagem com mais conforto e segurança.

 

O que se deve saber sobre viagens? 

Viajar durante o tratamento oncológico requer alguns cuidados especiais. O paciente com câncer pode viajar para basicamente qualquer destino, desde que haja a infraestrutura adequada a ele.

Portanto, é óbvio que viagens a destinos que não oferecem o suporte necessário estão fora de cogitação. É preciso pensar, sempre, na saúde e bem-estar do paciente, em primeiro lugar.

Antes de viajar, é aconselhável planejar a viagem, incluindo destino, trajeto de ida e volta, acomodações, alimentação, entre outros fatores.

A primeira dica é escolher o destino dando prioridade a locais com boa infraestrutura, onde você possa procurar atendimento médico, caso seja necessário. Além disso, evite viajar sozinho. Convide alguém para ir junto, pois isso facilita muito a manutenção das suas necessidades.

Via de regra, o paciente com câncer pode viajar se tiver em mente que deve respeitar seus limites. Se estiver cansado, não se force a continuar. Descanse e continue o passeio em outro momento.

Além disso, só é possível viajar caso os intervalos entre as sessões do tratamento proporcionem tempo suficiente para isso. Nunca se deve interromper o tratamento para fazer uma viagem.

 

Dicas para o paciente com câncer poder viajar

 

Preparação 

Marque uma consulta com seu médico antes da viagem. Informe a ele que está indo viajar e pergunte ao médico se existe alguma informação importante a saber. Dependendo do destino, talvez seja necessário fazer alguns exames ou providenciar vacinas e medicações preventivas.

Se a equipe médica desaconselhar a viagem naquele momento, respeite a decisão e remarque para outra data.

Além disso, também é importante saber de antemão sobre hospitais e clínicas no destino, onde pode ser procurada ajuda, se necessário. Se o médico não souber informar, é possível usar a internet para pesquisar e contatar esses lugares antes, tirando todas as dúvidas. Assim, o paciente com câncer pode viajar mais tranquilo sabendo que terá suporte caso seja necessário.

Levar cópias de exames e documentos pode ser uma boa ideia, além de uma carta do próprio médico descrevendo o diagnóstico e o tratamento do paciente. Essas informações devem estar sempre com o paciente, a fim de facilitar o conhecimento da situação médica a qualquer momento.

Também é aconselhável separar os medicamentos que estão sendo usados e levar sempre um pouco a mais, para não correr o risco de faltar. O paciente com câncer pode viajar para lugares onde seja mais difícil ter acesso a um determinado medicamento. Tudo deve ser levado na embalagem original e em bagagem de mão, para evitar problemas com a alfândega.

Outra dica importante é fazer uma lista de horários e dosagens para os medicamentos, evitando o risco de esquecimento ou confusão com fuso-horário diferente.

Caso seja uma viagem internacional, o paciente com câncer pode viajar adquirindo um seguro de saúde de viagem, o que o deixa mais confortável e assegurado.

Leia também: Em quanto tempo devo iniciar o tratamento oncológico após o diagnóstico?

Durante a viagem 

O paciente com câncer pode viajar de avião, mas é aconselhável que se levante a cada 1 hora para se movimentar um pouco, caso a viagem seja muito longa. Isso melhora a circulação sanguínea e evita o desconforto nos braços e pernas.

É importante se manter hidratado, especialmente em aviões, lugares secos ou áridos. A baixa umidade do ar pode causar ressecamento e desidratação, o que pode trazer alguns problemas para o paciente.

Também é aconselhável evitar bebidas alcoólicas durante a viagem, independente do meio de transporte. O álcool pode causar náuseas, que podem ser um contratempo bastante desconfortável durante uma viagem.

 

No destino 

É aconselhável dar prioridade a bebidas engarrafadas e alimentos bem cozidos, a fim de evitar infecções e rejeições do organismo (estranhamento) aos alimentos locais. Às vezes, até dentro do mesmo país existe muita diferença na alimentação e nas bebidas, o que pode causar desconfortos.

Se o destino for um local com costumes culinários diferentes do costume do paciente, a melhor alternativa é a prudência. Experimentar pouca quantidade antes de pedir um prato cheio pode salvar uma refeição. Outra alternativa é procurar alimentos mais tradicionais, aos quais o paciente está mais acostumado.

O paciente com câncer pode viajar com tranquilidade seguindo essas orientações, mas a qualquer indisposição que for sentida, é aconselhável procurar um médico ou hospital imediatamente.

 

Após o retorno 

Quando voltar de viagem, o paciente deve marcar uma consulta de rotina com seu médico e informar as coisas mais importantes que fez, relacionado à saúde, alimentação e cuidados. Caso seja observado algum sintoma que não existia anteriormente, isso deve ser comunicado também.

Assim, o paciente com câncer pode viajar e ter um momento de lazer com segurança e tranquilidade.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e mostre a eles que o paciente com câncer pode viajar seguindo estas dicas!

Aproveite e leia também: Qual a diferença entre quimioterapia branca e vermelha?

 

 

Fontes:

http://www.oncoguia.org.br/mobile/conteudo/dicas-de-viagem-para-pacientes-com-cancer/2302/69/

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.