Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Posso fazer as unhas durante a quimioterapia? O que pode e o que não pode?

Posso fazer as unhas durante a quimioterapia? O que pode e o que não pode?

Publicado por: Wecare Publicado: 07/08/2018 Visitas: 55168 Comentários: 0

Durante o tratamento quimioterápico, é preciso que a paciente se atenha a alguns detalhes que podem fazer uma grande diferença. É importante cuidar de todo o corpo, e as unhas não ficam de fora da lista.

“Mas eu posso fazer as unhas durante a quimioterapia?” A resposta é sim, porém, existem algumas regras que devem ser seguidas para que você não tenha problemas.

Hoje, vamos mostrar o que é e o que não é indicado na hora de cuidar das unhas durante o tratamento quimioterápico.

 

Como fazer as unhas durante a quimioterapia? 

Ao longo do tratamento, alguns efeitos colaterais relacionados às unhas podem aparecer. Os mais comuns são escurecimento, enfraquecimento, deformação e, por fim, a queda de uma ou mais unhas das mãos ou dos pés.

Porém, esses efeitos não se aplicam a todos os protocolos quimioterápicos, e também pode mudar de uma pessoa para outra. O ideal é conversar com seu médico para saber quais serão os efeitos do tratamento nas unhas.

Vamos agora explicar como fazer as unhas durante a quimioterapia.

 

Mantenha as unhas curtas 

Primeiramente, é necessário saber que unhas compridas descamam mais facilmente, quebram mais e acumulam mais sujeira, além de ficarem mais propensas a cair. Portanto, mantenha as unhas bem cortadas e lixadas.

Cortar e lixar proporciona maior resistência e permite à paciente fazer as unhas durante a quimioterapia com maior segurança.

 

Não remova as cutículas 

Durante o tratamento, o organismo sofre uma queda no sistema imunológico, ficando mais vulnerável a fungos e bactérias. Portanto, a paciente não pode remover as cutículas, pois esta é uma proteção contra a entrada de micro-organismos.

A alternativa é utilizar um hidratante para cutículas e unhas especialmente desenvolvido para pacientes oncológicos. Nossa recomendação é o Extremecare. Ele é um ultra-hidratante para regiões ressecadas com alto poder de hidratação, livre de parabenos, ureia, corantes ou fragrância, que são fatores que podem agredir a pele do paciente oncológico.

Mantendo as cutículas hidratadas, você evita o ressecamento das unhas, o aspecto desconfortável e infecções ou complicações. Não vale a pena arriscar. É perfeitamente possível fazer as unhas durante a quimioterapia sem tirar a cutícula.

 

Use apenas objetos descartáveis 

Seja em casa ou na manicure, certifique-se de utilizar apenas objetos descartáveis para fazer as unhas durante a quimioterapia. Isso tem relação direta com o tópico anterior. Quanto mais compartilhado for um instrumento, maior a chance de ele trazer consigo bactérias e fungos.

No caso dos cortadores de unhas, estes devem ser esterilizados sempre antes do manuseio. E lembre-se: nada de utilizar alicates para tirar as cutículas. Só é permitido fazer as unhas durante a quimioterapia com instrumentos novos ou esterilizados.

 

Não utilize acetona 

Para limpar as unhas ou remover o esmalte anterior, utilize sempre removedores sem acetona. A acetona pode agredir a pele dos dedos, das cutículas e também a unha da paciente. Além disso, o cheiro pode causar enjoos.

Para fazer as unhas durante a quimioterapia, opte por um remover de esmalte sem acetona e sem fragrância. Verifique no rótulo se o produto possui parabenos, ureia ou corantes. Todos esses componentes devem ser evitados.

 

Use esmaltes hipoalergênicos 

Apesar de serem um pouco mais caros do que os convencionais, os esmaltes hipoalergênicos são mais seguros e oferecem menor risco de agressão. Vale a pena investir neles.

Diversas marcas famosas já oferecem uma diversificada paleta de cores de esmaltes hipoalergênicos. Este é mais um cuidado recomendado na hora de fazer as unhas durante a quimioterapia.

 

Seque bem as unhas das mãos e dos pés 

Ao sair do banho, deixe os pés ventilarem até que estejam mais secos. Quando saímos do banho, eles ainda estão retendo umidade e calçar o sapato logo depois pode ocasionar aparecimento de fungos.

Também é importante não usar sapatos apertados. Além de encravarem as unhas com mais facilidade, os sapatos apertados podem causar atrito nos pés. Por isso, ao fazer as unhas durante a quimioterapia, use sapatos mais macios e do tamanho ideal.

Ao lavar as mãos, seque bem as unhas e cutículas. Uma boa dica é utilizar a toalha e, em seguida, um pedaço de papel higiênico, pois ele absorve melhor a água.

 

Aposte nos tons escuros 

Muitas pacientes reclamam do escurecimento das unhas durante o tratamento. Para disfarçar isso, basta utilizar tons escuros, como o azul marinho, o marrom e o vinho. Os tons claros também podem ser utilizados, desde que sejam vívidos e fortes.

Fazer as unhas durante a quimioterapia pode ser uma boa oportunidade para experimentar novas cores que você nunca tenha usado.

 

É proibido roer as unhas 

Este ponto é meio óbvio, mas existem pessoas que são roedoras de unhas compulsivas. Além de estragar as unhas, isto é uma ponte entre fungos e bactérias e a boca, podendo contaminar o corpo de dentro para fora.

Portanto, seja antes ou depois de fazer as unhas durante a quimioterapia, evite ao máximo roer as unhas.

 

Deixe as unhas descansarem 

O ideal é deixar as unhas sem esmalte durante 2 dias entre uma cor e outra. Assim, ela pode se recompor e ganhar o aspecto saudável mais facilmente.

 

E depois do tratamento? 

Ao término do tratamento, existem técnicas que as dermatologistas utilizam para acelerar o crescimento das unhas. Consulte seu médico e verifique a possibilidade de fazer uso desses tratamentos após a quimioterapia.

Outro fator importante é manter a hidratação da pele do corpo durante o tratamento, a fim de evitar ou retardar o aparecimento de alguns efeitos colaterais. Porém, nem todos os hidratantes podem ser utilizados.

 

Aproveite para conhecer a linha de cuidados para quimioterapia da Wecare Skin. São produtos especialmente desenvolvidos para hidratar e limpar a pele dos pacientes sem causar nenhum tipo de agressão.

Agora que você já sabe como fazer as unhas durante a quimioterapia, é só escolher as cores e seguir as recomendações.

 

 

Fontes:

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/os-dez-mandamentos-das-unhas-durante-o-tratamento/11534/1024/

https://vivereuquero.com/2017/11/13/unhas-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-ser-feito-durante-e-apos-a-quimioterapia/

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.