Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Preciso mudar minha rotina durante o tratamento oncológico?

Preciso mudar minha rotina durante o tratamento oncológico?

Publicado por: Wecare Publicado: 29/08/2018 Visitas: 8308 Comentários: 0

Ao descobrir um câncer, o paciente naturalmente tem muitas dúvidas. O desconhecido pode causar incertezas e inseguranças. Uma das dúvidas mais frequentes é no tocante à rotina do paciente. É preciso mudar a rotina durante o tratamento oncológico? O que eu devo evitar? O que eu posso continuar fazendo? Vou ficar em repouso?

Todas essas dúvidas são comuns e nós vamos responder a elas no post de hoje. Acompanhe!

 

Como funciona o tratamento oncológico? 

Existem 3 formas mais conhecidas de tratamento: a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. No caso da cirurgia, o procedimento é realizado seguindo os protocolos pré e pós-operatório normais de qualquer outra cirurgia. O paciente fica em repouso após o procedimento e, depois, pode voltar às suas atividades normalmente.

A quimioterapia e a radioterapia podem ou não acompanhar a cirurgia, sendo administradas de forma complementar ou individual. Sua administração pode trazer alguns efeitos colaterais, já que, para chegar até as células tumorais, o tratamento passa por células saudáveis, que também são afetadas.

Dessa forma, alguns cuidados são recomendados, mas nada que mude drasticamente a rotina do paciente oncológico, exceto em casos isolados onde os efeitos colaterais se agravam.  

 

 

Dia a dia – preciso mudar minha rotina durante o tratamento oncológico? 

Vamos falar sobre algumas recomendações rotineiras do dia a dia de quem está passando pela quimioterapia ou radioterapia.

 

Cuidado com cortes 

Durante o tratamento, o organismo do paciente fica fragilizado devido à diminuição dos glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico. Por isso, deve ser tomado cuidado especial com possíveis infecções.

Tenha cuidado redobrado ao manusear objetos cortantes, como facas de cozinha, por exemplo. Evite remover as cutículas das unhas, já que elas são grandes protetoras das mãos e sem elas se abre uma nova porta para a entrada de microrganismos.

Para os homens, é necessário todo o cuidado ao se barbear. Dê preferência aos barbeadores elétricos, que oferecem menor risco de machucar a pele. Este é o primeiro ponto sobre mudar a rotina durante o tratamento oncológico.

 

Cuidado ao utilizar cosméticos 

Desodorantes, perfumes, loções, maquiagem e afins devem passar por uma análise minuciosa antes de sua utilização. Existem diversos componentes que são agressivos à pele do paciente oncológico e que podem agravar os efeitos colaterais ou favorecer o seu aparecimento.

Se você costuma utilizar esses produtos todos os dias, então podemos dizer que será necessário mudar a rotina durante o tratamento oncológico nesta parte.

Dentre os componentes agressivos à pele estão os parabenos (conservantes), a ureia (hidratante bastante utilizado em cosméticos), os corantes e as fragrâncias. Tenha cuidado ao comprar esses produtos e sempre leia a descrição dos ingredientes.

Devem ser utilizados produtos propriamente desenvolvidos para pacientes oncológicos, seguindo as orientações da equipe médica.

 

É permitido consumir bebidas alcóolicas? 

Existem controvérsias quanto à bebida alcóolica. Em alguns casos, é preciso evitar o seu consumo, já que o álcool pode agravar ferimentos na boca, laringe ou estômago do paciente, caso existam devido ao tratamento ou devido ao próprio tumor.

Fora estes casos, se o médico liberar o consumo de pequenas quantidades, respeite esse limite. O consumo exagerado de álcool é associado a diversos tipos de câncer, sendo que pode, inclusive, aumentar as chances de reincidência.

A melhor forma de saber se é preciso mudar a rotina durante o tratamento oncológico evitando bebidas alcoólicas é conversando com o médico, pois cada caso é um caso.

 

E quanto às relações sexuais? 

Na maior parte do tratamento podem ser mantidas. Porém, é importante lembrar que a gravidez deve ser evitada durante o tratamento. Dessa forma, relações entre homens e mulheres devem sempre ser acompanhadas de preservativos (camisinhas) e, quando orientada pelo médico, a mulher deve fazer uso de anticoncepcionais.

Neste campo, não é preciso mudar a rotina durante o tratamento oncológico, desde que sejam respeitadas as regras acima, e o paciente pode seguir uma vida sexual normal.

 

Cuidados para a pele também são recomendáveis 

A pele é uma das grandes afetadas pelo tratamento oncológico e deve passar por cuidados especiais. A quimioterapia e a radioterapia podem causar o ressecamento da pele, dentre outros efeitos colaterais.

Se você não tem o costume de cuidar da pele, será sim preciso mudar a rotina durante o tratamento oncológico e prestar mais atenção a isso. Uma pele ressecada e descuidada favorece o aparecimento dos efeitos colaterais, além de estar mais suscetível à interferência externa, como fungos e bactérias.

Ao hidratar a pele, o paciente não apenas encontra a solução para o ressecamento, mas também devolve a proteção e as propriedades naturais ao organismo. Assim, ele estará mais protegido e mais resistente ao tratamento.

Mas deve ser tomado o mesmo cuidado mencionado quanto aos cosméticos. Os componentes agressivos devem ser evitados.

 

E qual a forma correta de cuidar da pele? 

Felizmente, a Wecare Skin é uma marca que conhece todas as peculiaridades da pele do paciente oncológico. Por isso, desenvolveu produtos especialmente orientados a esses pacientes, sem uso de parabenos, ureia, corantes, fragrâncias ou qualquer outro componente agressivo.

Todos os produtos são compostos por altas concentrações de ingredientes naturais, como a Aloe Vera, a Aveia, a Avelã, a Camomila e a Calêndula. Assim, eles são os mais indicados para os cuidados para a pele de pacientes oncológicos, pois eles proporcionam uma hidratação efetiva e segura.

Existe uma linha especial de cuidados para quimioterapia e outra de cuidados para radioterapia. Cada uma com produtos especialmente desenvolvidos para cuidar da pele do paciente, antes, durante e após o tratamento.

Quanto antes o paciente começar a usar os produtos, melhor será o resultado, e melhores são as chances de evitar ou retardar o aparecimento dos efeitos colaterais.

 

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a tirar suas dúvidas sobre o tratamento oncológico.

 

Fontes:

http://oncovitae.com.br/quimioterapia-saiba-o-que-muda-e-o-que-nao-muda-na-sua-rotina-durante-o-tratamento/

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-e-alcool/2499/6/

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.