Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Quais são as fases do tratamento oncológico?

Quais são as fases do tratamento oncológico?

Publicado por: We Care Publicado: 06/12/2018 Visitas: 19478 Comentários: 0

A descoberta de um câncer é algo que pode trazer dúvidas e deixar os pacientes sem saber como proceder. No geral, existe o momento do diagnóstico, o planejamento do tratamento e o tratamento em si, mas quais são as fases do tratamento oncológico exatamente?

Tudo vai depender de questões físicas do paciente e de características do tumor, onde a equipe multidisciplinar determinará qual o melhor tratamento para cada caso e prosseguirá com as providências.

No post de hoje, trouxemos uma explicação sobre as fases do tratamento oncológico para você entender o que acontece a partir do momento do diagnóstico até o fim do tratamento.

 

Tipos de tratamento existentes 

O tratamento oncológico pode ser feito de muitas formas, cada uma sendo mais adequada a um caso específico. A escolha do tratamento geralmente está atrelada ao tipo de tumor, fase da doença, condições de saúde do paciente, entre outros fatores.

 

Quimioterapia 

Este é o tipo mais comum de tratamento oncológico e também o mais famoso. A quimioterapia é a administração de medicamentos que têm como função destruir as células cancerosas.

Ela pode ser administrada de forma intravenosa, via oral, subcutânea ou injetável.

 

Radioterapia 

A radioterapia também é um dos tratamentos mais conhecidos e consiste na aplicação de feixes de radiação diretamente sobre a área do corpo onde se encontra o tumor. Ela pode ser feita de forma externa ou interna (braquiterapia).

Na braquiterapia, é introduzido um elemento radioativo no organismo que libera radiação mais próximo ao tumor. Ela pode ser feita isoladamente ou em conjunto com a radioterapia externa.

 

Outros tratamentos 

Além dos mais convencionais, existem também os tratamentos por meio de cirurgia, hormonioterapia, terapia alvo, imunoterapia, entre outros. Quem decide qual a melhor forma de tratamento é o médico oncologista, em conjunto com a equipe multidisciplinar.

 

Quais são as fases do tratamento oncológico? 

1 - Diagnóstico 

O diagnóstico já pode ser considerado como a primeira etapa, já que é através dele que os médicos descobrem mais sobre o problema. O tipo de tumor, o estágio, se está disseminado ou não, entre outros detalhes.

 

2 – Consulta médica 

A segunda fase do tratamento oncológico é uma consulta médica onde o oncologista vai conhecer mais sobre o paciente e sobre a doença. É aconselhável que o paciente leve todos os exames que já tiver feito até o momento dessa consulta.

Caso seja necessário, o médico ainda poderá solicitar exames complementares. Este é o profissional que vai decidir quais serão as formas de tratamento que o paciente deverá receber. Porém, esta decisão pode ou não ser tomada ainda nesta consulta.

 

3 – Planejamento do tratamento 

A terceira fase do tratamento oncológico se divide em diferentes caminhos, de acordo com o tipo de tratamento determinado pelo médico. Para a quimioterapia, hormonioterapia, terapia alvo e imunoterapia, será planejada uma frequência e uma dosagem em conjunto com a equipe médica.

Já no caso da radioterapia, é feito um exame chamado Tomografia Computadorizada de Planejamento, através do qual o médico poderá entender um pouco mais sobre o tumor em questão.

 

4 – Dosimetria 

A dosimetria, quarta fase do tratamento oncológico, se aplica somente à radioterapia. Este é o momento de análise da Tomografia Computadorizada de Planejamento, que vai determinar a delimitação do tumor.

A equipe responsável pela radioterapia é então informada da dose e intensidade de radiação a ser aplicada e vão planejar uma rotina de tratamento específica para cada paciente, com a ajuda de sistemas informatizados específicos para este cálculo.

Este procedimento é feito para garantir que a dose de tratamento aplicada será a ideal, prescrita pelo médico, que inclusive acompanha toda essa etapa e dá o aval no fim dos procedimentos.

 

5 – Simulação do tratamento 

A quinta fase do tratamento oncológico também se aplica somente à radioterapia. A simulação do tratamento acontece no dia marcado para a primeira sessão de radioterapia, pouco antes do procedimento radioterápico.

Como o nome sugere, trata-se de uma simulação onde o paciente se deita em uma maca idêntica à que realiza o tratamento. São marcados alguns pontos de orientação para que o paciente fique sempre posicionado de acordo com as diretrizes médicas.

Em alguns casos, pode ser feita uma espécie de máscara de plástico para ajudar a manter a cabeça sempre reta e na posição correta. Este item deve ser guardado sempre com o paciente.

 

6 – Aplicação do tratamento 

Seja qual for a forma de tratamento utilizada, a sexta fase do tratamento oncológico é sua administração. No caso da quimioterapia via oral, essa administração pode ser feita em casa, respeitando os horários e instruções médicas. Nos demais casos, será necessário comparecer ao hospital ou clínica.

A quimioterapia intravenosa, por exemplo, pode ser feita com intervalos determinados pelo médico ao longo do mês. A radioterapia é geralmente feita todos os dias, e as sessões podem durar até 15 minutos, aproximadamente, dependendo dos fatores envolvidos.

 

7 – Pós-tratamento 

Após o fim do tratamento, tendo resultados positivos (sobretudo com a cura), o paciente está liberado. Se a doença persistir, pode ser necessário prosseguir com o tratamento, incluindo alternativas, como a hormonioterapia ou imunoterapia.

Somente a equipe médica poderá dizer se ainda será necessária alguma forma de tratamento ou se o paciente está de alta. Podem ser solicitados alguns exames para averiguar essa situação.

Os pacientes que estiverem de alta podem seguir uma rotina absolutamente normal, seguindo as orientações médicas ao longo dos primeiros meses pós-tratamento. Em caso de dúvidas, é sempre aconselhável consultar o médico.

Lembre-se: é importante seguir o tratamento até o fim. Evite faltar nos dias de tratamento ou pular sessões. Se estiver com dificuldades, peça ajuda à equipe médica, que está sempre habilitada para ajudar os pacientes da melhor forma possível.

 

 

Fontes:

https://www.oncologiaalentejo.com/etapas-do-tratamento

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.