Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Quimioterapia x Radioterapia: um breve comparativo

Quimioterapia x Radioterapia: um breve comparativo

Publicado por: Wecare Publicado: 20/06/2018 Visitas: 19692 Comentários: 0

Durante um tratamento oncológico, os tipos de procedimentos mais comuns são a quimioterapia, a radioterapia ou a associação de ambos. Cada um deles é utilizado com um objetivo específico de acordo com as características singulares do tipo de câncer e do organismo do paciente.

Antes de pensar em iniciar o tratamento, os médicos precisam analisar qual é o tipo de tumor, onde está localizado, ou se ele possui alguma contraindicação a algum tratamento.

 

Quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento onde medicamentos são utilizados com o objetivo de combater o câncer para impedir que ele se espalhe para outras partes do corpo. O medicamento usado pode variar de acordo com o tipo e o estágio da doença.

Por causa dessa característica singular, a quimioterapia também passa a atingir células que se reproduzem rapidamente no organismo como os cabelos ou a pele e, por isso, é comum que alguns efeitos colaterais surjam. Contudo, nem todo o quimioterápico vai fazer o cabelo cair e, mesmo que caia, ele pode voltar a crescer em 2 ou 3 meses após o tratamento. E se a pele ficar ressecada durante o tratamento, principalmente em regiões como pés, mãos, joelhos e cotovelos, é possível tratar e prevenir utilizando hidratantes com ingredientes seguros, feitos especificamente para pacientes em tratamento quimioterápico.

A quimioterapia pode ser realizada antes, durante ou depois da radioterapia.

Esse tratamento pode ser realizado em conjunto com a radioterapia.

 

Radioterapia

Esse procedimento objetiva danificar e destruir células cancerígenas. A radioterapia evoluiu bastante e atualmente ela é indicada para tratar regiões específicas com precisão quase cirúrgica.

A Radioterapia pode ser utilizada não só como tratamento de cura, mas também paliativo—para amenizar a dor em alguns casos de metástase—e como pré-requisito para a cirurgia antes, durante ou depois.

 

Fontes: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/consideracoes-basicas-sobre-a-quimioterapia/3704/593/

https://www.vencerocancer.org.br/cancer/tratamento/radioterapia/?catsel=cancer

 

 

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.