Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Saiba quais são os efeitos da radioterapia na pele

Saiba quais são os efeitos da radioterapia na pele

Publicado por: Wecare Publicado: 07/08/2018 Visitas: 7269 Comentários: 0

A radioterapia é um dos diversos tratamentos para o câncer e que pode ser aplicado de forma localizada. Diferentemente da quimioterapia, que age em todo o organismo, a radioterapia age somente sobre a área à qual é direcionada.

O intuito é agir sobre células cancerosas, inibindo seu crescimento e as neutralizando. Porém, células normais e saudáveis também são afetadas, o que acaba gerando alguns efeitos colaterais.

Nem todos os pacientes passam por estes efeitos, que dependem muito da área tratada e da saúde prévia do paciente. Hoje, vamos explicar quais são os efeitos da radioterapia na pele de forma geral.

 

Como a radioterapia age sobre a pele? 

O tratamento radioterápico é aplicado por um equipamento que emite radiação focada em uma determinada área do corpo. O intuito é danificar o DNA das células tumorais. Porém, como não é possível “mirar” somente nestas células, outras são pegas no caminho.

A radiação é eficiente em neutralizar todo tipo de célula, o que ocasiona o aparecimento dos efeitos da radioterapia na pele. Porém, com os devidos cuidados, é possível retardar ou evitar totalmente estes efeitos.

Nem todos os pacientes sofrem efeitos colaterais, pois isso depende muito da área do corpo a ser tratada, de acordo com o tipo de tumor, além da saúde do próprio paciente. Os efeitos também podem mudar de acordo com a região onde é aplicada a radiação.

A maioria dos efeitos da radioterapia na pele acontece de forma leve, sendo raros os casos onde o paciente possui um agravamento da situação. Porém, é importante cuidar da pele desde antes do tratamento, a fim de minimizar ainda mais essas chances.

Veja a seguir quais sãos os principais efeitos colaterais do tratamento na pele.

 

Quais são os principais efeitos da radioterapia na pele? 

 

Ressecamento 

A radiação faz com que a hidratação da pele vá embora, o que a deixa ressecada. Este ressecamento, quando não tratado devidamente, pode evoluir e acompanhar coceira, descamação e bolhas.

Se não tratado adequadamente, o quadro pode evoluir para formação de feridas. Porém, cuidando da pele, efetuando a hidratação diariamente e mantendo uma boa alimentação, o paciente minimiza as chances de que este efeito da radioterapia na pele chegue a ser grave.

 

Radiodermite 

A radiodermite começa como uma hiperpigmentação, uma vermelhidão na área tratada que também pode apresentar ressecamento. Quando não tratada devidamente, pode evoluir para uma descamação seca, em seguida uma descamação úmida e, por fim, um quadro de inflamação acompanhado de queimaduras.

A melhor forma de prevenir este efeito da radioterapia na pele é através da hidratação. O paciente também deve evitar a exposição ao sol, já que os raios UV podem atingir uma pele enfraquecida pela radiação, causando queimaduras mais facilmente.

Também não é recomendado exercer nenhum tipo de atrito sobre a área afetada. As roupas devem ser leves e quanto mais lisas (menos aderentes) melhor.

 

 

Como prevenir os efeitos da radioterapia na pele? 

Como dito acima, a melhor forma de prevenir estes efeitos colaterais é tendo uma pele bem hidratada, ou seja, saudável. Porém, não é qualquer hidratante que o paciente pode utilizar durante o tratamento do câncer.

Geralmente, os hidratantes e sabonetes comuns que os pacientes já têm em casa, não são os ideais. Isso porque eles possuem componentes que agridem a pele sensível do paciente, podendo agravar os efeitos.

Esses componentes são a ureia, os parabenos, os corantes e as fragrâncias, que são obtidas através de processos químicos sintéticos.

Em peles saudáveis, estes componentes não causam danos. Porém, a pele do paciente oncológico se torna muito mais sensível durante o tratamento, o que requer cuidados especiais.

A recomendação é utilizar produtos que não possuam nenhum desses componentes ou características, nem mesmo os sabonetes. Assim, o paciente minimiza os riscos de apresentar os efeitos da radioterapia na pele, aumentando a qualidade de vida ao longo do tratamento.

 

E o que eu posso utilizar para limpar e hidratar a pele? 

Vamos mostrar alguns produtos especialmente desenvolvidos pela Wecare Skin para pacientes em tratamento radioterápico. Confira a seguir.

 

Washcare 

Durante o banho, são removidas células mortas de nossa pele. No caso do paciente oncológico, outras células também podem acabar sendo levadas embora. Além disso, a composição dos sabonetes tradicionais (incluindo os neutros) possui uma série de elementos que podem ser agressivos ao paciente.

O Washcare é uma espuma de limpeza que limpa suavemente a pele do paciente, sem agredi-la. Além disso, ele não possui nenhum componente que possa oferecer riscos à pele, mantendo-a limpa e saudável.

Esta é a forma mais recomendável de limpeza para evitar o aparecimento dos efeitos da radioterapia na pele.

 

Coolcare Mask 

A Coolcare Mask é uma máscara desenvolvida para aliviar a pele atingida pelos efeitos da radioterapia, em especial a radiodermite. Ela tem função calmante, que refresca, relaxa e alivia a sensação de queimação e o incômodo.

Ele é composto por um gel e um spray. O gel combina as propriedades restauradoras da calêndula com o poder refrescante do Frescolat. Já o spray é um ativador que potencializa esses efeitos e forma uma película sobre a pele que pode ser facilmente removida.

Os efeitos duram mesmo após a remoção do produto.

 

Extremecare 

Por fim, o Extremecare é um ultra hidratante ideal para áreas ressecadas pela radioterapia. Os efeitos da radioterapia na pele podem ser amenizados ou prevenidos utilizando o Extremecare em conjunto com os outros produtos.

 

 

Concluindo 

Além de tomar cuidado com o sol, o paciente deve observar muito bem os produtos que utiliza durante o tratamento do câncer para evitar o aparecimento dos efeitos da radioterapia na pele.

Conversar com o médico é uma das melhores maneiras de saber o que fazer e o que não fazer. É importante seguir o tratamento até o fim, e os produtos da Wecare Skin podem ajudar o paciente a passar pela radioterapia com menores consequências.

 

Fontes:

http://centrodeoncologia.com/noticias/informacoes-para-pacientes/tratamentos/efeitos-colaterais-da-radioterapia/

Material de apoio Wecare

 

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.