Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Sarcoma de Kaposi - Sintomas e Tratamento

Sarcoma de Kaposi - Sintomas e Tratamento

Publicado por: Wecare Publicado: 22/05/2019 Visitas: 6279 Comentários: 1

Embora seja amplamente desenvolvido, o sistema imunológico do ser humano pode sofrer baixas ao longo da vida, deixando a pessoa exposta a uma série de agentes invasores como fungos, vírus e bactérias. Além desse tipo de agressão, o organismo pode sofrer com o desenvolvimento acelerado e desordenado celular, podendo dar origem a diferentes tipos de câncer.

Falaremos hoje, sobre o sarcoma de Kaposi. Um tipo raro de câncer.

 

O que é o sarcoma de Kaposi?

O sarcoma de Kaposi é um tipo raro de câncer que acomete as camadas internas de vasos sanguíneos, podendo causar lesões visíveis na pele da região afetada. Além disso, esse tipo de câncer pode acometer também gânglios, fígado, pulmões, mucosa intestinal, boca, língua, amigdalas, lábios, olhos e pálpebras.

Esse tipo de câncer é muito raro em pessoas que estejam com o sistema imunológico íntegro e funcional, entretanto, trata-se de uma complicação comum em pessoas com HIV, cujo sistema imune não trabalha de modo adequado.

Existem tipos diferentes de sarcoma de Kaposi.

  • Sarcoma de Kaposi epidêmico;
  • Sarcoma de Kaposi clássico(Mediterrâneo);
  • Sarcoma de Kaposi endêmico (Africano);
  • Sarcoma de Kaposi iatrogênio.

 

Sarcoma de Kaposi epidêmico

É o tipo mais comum e está relacionado com a AIDS, se desenvolvendo em pessoas que foram infectadas pelo HIV.

 

Sarcoma de Kaposi Clássico (Mediterrâneo)

O sarcoma de Kaposi clássico, também chamado de mediterrâneo, recebeu esse nome por ocorrer em pessoas mais velhas que moram em regiões do Leste Europeu e Oriente Médio, banhadas pelo mar mediterrâneo. Pacientes com esse tipo da doença apresentam lesões nas pernas, tornozelos ou plantas dos pés.

 

Sarcoma de Kaposi Endêmico (Africano)

Também chamado de sarcoma de Kaposi Endêmico, esse tipo da doença acomete pessoas que vivem na África equatorial, principalmente crianças e mulheres com menos de 40 anos de idade, acometendo principalmente gânglios linfáticos, pulmões e sistema digestório.

 

Sarcoma de Kaposi Iatrogênico

Esse tipo de sarcoma de Kaposi está diretamente relacionado a transplantes e se desenvolve em pacientes transplantados. A maioria dos pacientes que passam por transplantes precisa fazer uso de medicamentos para evitar que o organismo rejeite o órgão transplantado, o que enfraquece o sistema imunológico e abre uma brecha para o surgimento da doença.

 

Quais são os principais sintomas?

Pacientes acometidos por essa doença costumam apresentar sintomas clássicos que podem ser facilmente notados, entre os principais estão:

  • Surgimento de lesões cutâneas na pele com colorações vermelhas, rosadas e púrpuras, espalhando-se pelo corpo, podendo acometer também boca e faringe na pele branca;
  • Surgimento de lesões cutâneas de coloração marrom escura na pele negra;
  • Inchaço nos membros inferiores por conta da má circulação e retenção de líquidos;
  • Sangramentos no sistema digestório;
  • Diminuição da capacidade respiratória.

 

Quais os tratamentos indicados?

Os tratamentos indicados para o Sarcoma de Kaposi podem variar.

Pessoas que apresentam apenas uma ou duas manchas podem ser submetidas à extração cirúrgica. Para a doença que está diretamente ligada ao HIV o uso de antirretrovirais possui resultados bastante satisfatórios.

Pacientes que apresentam um grande número de manchas ou linfonodos afetados, normalmente são submetidos à radioterapia. E, por fim, os pacientes afetados com o tipo mais agressivo da doença, mas que possui um sistema imunológico funcional, podem ser submetidos à quimioterapia.

Na maioria dos casos os pacientes reagem de maneira positiva a todos os tipos de tratamento.

Por ser um tipo de câncer raro, o sarcoma de Kaposi é relativamente desconhecido, sendo assim, ajude a mudar esse cenário. Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e faça com que mais pessoas também possam conhecer essa doença.

Fontes

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/distúrbios-da-pele/cânceres-de-pele/sarcoma-de-kaposi

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sobre-o-cancer/3884/155/

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/sarcoma-de-kaposi

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sarcoma-de-kaposi/

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tipos-de-sarcoma-de-kaposi/5006/658/

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.