Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Setembro Dourado – mês de conscientização ao câncer infantojuvenil

Setembro Dourado – mês de conscientização ao câncer infantojuvenil

Publicado por: Wecare Publicado: 09/10/2018 Visitas: 3452 Comentários: 1

Em Setembro acontece o mês de conscientização ao câncer infantojuvenil, uma iniciativa que visa disseminar a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. A Wecare Skin apoia esta iniciativa, juntamente com o Instituto Beaba.

No Brasil, o câncer é a principal causa de mortalidade em crianças e adolescentes entre zero e 19 anos. A doença acontece de forma um pouco diferente do que nos adultos. Estima-se que, com o diagnóstico precoce, as chances de cura giram em torno dos 70%.

Por isso este é um post importante, pois vamos falar sobre o Setembro Dourado, o mês de conscientização ao câncer infanto-juvenil, e você vai entender por que é tão importante conscientizar a população sobre esse assunto.

 

Qual a importância do mês de conscientização ao câncer infantojuvenil? 

O câncer em crianças e adolescentes chega de forma quase imperceptível e seus primeiros sinais são sutis. Se os pais ou responsáveis não estiverem atentos, os primeiros sintomas podem passar despercebidos e a doença pode evoluir.

Não há uma causa específica para o câncer infantojuvenil e, portanto, não é possível atuar de forma preventiva. A melhor forma de combater a doença é através do diagnóstico precoce, que eleva as chances de cura do paciente.

As diferenças entre adultos e crianças ou adolescentes em relação ao câncer estão principalmente em fatores morfológicos (tipo de tumor), comportamento clínico (evolução) e localização primária.

Em crianças e adolescentes, a doença afeta principalmente as células do sistema sanguíneo, o sistema nervoso e os tecidos de sustentação, enquanto nos adultos o câncer afeta mais o revestimento epitelial dos órgãos.

Os tipos mais comuns de câncer em crianças e adolescentes são a leucemia, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas. Outros tipos de câncer também podem ocorrer, mas são mais raros.

Como não existem exames diagnósticos de triagem como medida preventiva, todos que assistem às crianças e adolescentes devem estar atentos aos sintomas, incluindo pais, avós, familiares ou responsáveis, além de professores, médicos, dentistas, entre outros.

 

Principais sintomas do câncer infantojuvenil 

Neste Setembro Dourado, vamos listar os principais sintomas para que você saiba identificar a doença. O mês de conscientização ao câncer infantojuvenil visa informar todas as pessoas que estão em contato com crianças e adolescentes, a fim de identificar os sintomas e procurar ajuda médica.

Dentre os principais sinais do câncer em crianças e adolescentes, podemos citar:

  • Dor nos olhos

  • Febre persistente sem causa aparente

  • Manchas roxas pelo corpo

  • Dor de cabeça persistente por dias

  • Emagrecimento repentino

  • Sangramentos anormais

  • Nódulos em ossos ou músculos

  • Aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos

  • Manchas brancas nos olhos

Ao notar qualquer um dos sintomas acima em uma criança ou adolescente, solicite ao responsável que os levem a um especialista para a realização de exames específicos.

Quanto menos tempo se passar desde o início da doença, mais fácil será o tratamento e maiores serão as chances de cura. Por isso são tão importantes o diagnóstico precoce e a existência do mês de conscientização ao câncer infantojuvenil.

Quando diagnosticado no início, o câncer em crianças e adolescentes possui uma chance de cura de cerca de 70%.

 

Instituto Beaba e o Beaba Camping 

O Instituto Beaba é uma entidade sem fins lucrativos que visa desmistificar o câncer e informar de maneira clara e otimista sobre e doença e o tratamento a crianças, adolescentes e seus acompanhantes.

Anualmente, acontece o Beaba Camping, um evento que leva crianças e adolescentes em tratamento oncológico para acampar na Serra da Mantiqueira, juntamente com seus acompanhantes.

São promovidas atividades e interação entre os participantes, divertindo e ensinando mais sobre esta fase da vida das crianças e adolescentes de forma descontraída e divertida. O objetivo é instruir sobre a doença e o tratamento fora de seu contexto original, com atividades recreativas, esportivas, culturais e educativas.

O evento conta com acompanhamento de monitores, voluntários e profissionais da saúde. A Wecare Skin apoia o Beaba e suas atividades de camping, incentivando a participação de crianças e adolescentes em tratamento.

 

Setembro Dourado

O mês de conscientização ao câncer infantojuvenil acontece todos os anos em Setembro (Setembro Dourado) e nos dá uma chance de reavivar a importância da conscientização, não apenas em pais e responsáveis, mas em toda a família e também aos profissionais de diversas áreas que estão constantemente em contato com crianças e adolescentes.

Com o simples ato de informar, estamos dando a chance a crianças e adolescentes de terem um diagnóstico precoce e tratarem o câncer de forma mais eficaz. É preciso informar sobre a existência da doença independente da idade, além dos primeiros sinais.

Faça parte desta corrente do bem e compartilhe este post em suas redes sociais.

Em apenas alguns cliques, você estará ajudando a salvar vidas. Com a sua ajuda, vamos levar o Setembro Dourado a cada vez mais pessoas para conscientizar sobre o câncer infantojuvenil.

 

 

Fontes:

http://www.coniacc.org.br/noticias/ver/525

http://www.inca.gov.br/wcm/dmdc/2017/cancer-infantojuvenil.asp

https://beaba.org/

https://beaba.org/camping/

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.