Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Verão exige cuidados redobrados com a pele; saiba o que fazer para se manter protegido durante a estação.

Verão exige cuidados redobrados com a pele; saiba o que fazer para se manter protegido durante a estação.

Publicado por: Wecare Publicado: 02/07/2018 Visitas: 1811 Comentários: 0

Com o verão, chegam os dias de sol e praia, e o número de atividades ao ar livre tende a aumentar. É importante ficar atento aos cuidados com a saúde, já que a exposição ao sol e outros hábitos frequentes na temporada podem trazer uma série de transtornos, como o câncer de pele, tipo mais comum da doença no Brasil – corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Segundo a pesquisa “Panorama sobre Conhecimento, Hábitos e Estilo de Vida dos Brasileiros em relação ao Câncer”, realizada em julho de 2017 pela SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), se proteger do sol é citado por 86% dos brasileiros como uma atitude preventiva importante. Porém, um em cada quatro brasileiros admite que não o faz, índice que aumenta para um a cada três entre os mais jovens com idades entre 18 e 29 anos.

Geralmente, o câncer de pele surge nas áreas mais expostas do corpo como rosto, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas. Apesar da alta incidência na população, o câncer de pele não-melanoma tem baixa letalidade e grandes chances de cura quando diagnosticado precocemente.  As diversas formas de tratamento estão disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) e variam de acordo com o paciente e o tipo de tumor.

É importante ficar atento a qualquer lesão que apareça, persista, ou cresça no decorrer de semanas a meses. Pintas que mudam de cor ou textura e feridas que não cicatrizam também são um sinal de alerta. Caso perceba algumas dessas alterações, procure um dermatologista para tirar a dúvida sobre a possibilidade de ser um câncer de pele.

A melhor maneira para reduzir o risco de desenvolver a doença, é ter cautela durante a exposição ao sol. Deve se evitar tomar sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos. É fundamental fazer o uso de protetor solar diariamente, com FPS (Fator de Proteção Solar), no mínimo, 30. Além do uso de filtro solar, é recomendado o uso de roupas de algodão – que protegem mais das radiações ultravioletas do que tecidos sintéticos – chapéus, e óculos de sol para prevenir a catarata e outras possíveis lesões nos olhos. Vale ressaltar que a radiação solar está presente durante todo o dia, mesmo quando o tempo está nublado, por isso é importante tomar as medidas de proteção também nestes dias.

Abaixo, listamos alguns cuidados indispensáveis na hora de aproveitar o verão:

  • Evitar exposição solar das 10h às 16h;
  • Usar filtro com FPS (Fator de Proteção Solar), no mínimo, 30;
  • Reaplicar o protetor solar a cada duas horas;
  • Usar chapéus e óculos de sol e dar preferência a roupas de algodão;
  • Manter a pele hidratada após a exposição solar;

Fonte: SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica)

 

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.