Como amenizar enjoos e náuseas durante o tratamento quimioterápico?
A quimioterapia é um dos tratamentos mais eficazes existentes para combater o câncer. Porém, apesar de seu poder em combater as células cancerosas, as substâncias quimioterápicas podem causar efeitos colaterais.
Os mais comuns são os enjoos e náuseas. O paciente deve sempre continuar com o tratamento e, para isso, existem alguns cuidados e recomendações que podem ajudar a amenizar os enjoos e náuseas durante o tratamento quimioterápico.
Hoje, vamos te dar algumas dicas que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente ao longo da quimioterapia.
O que pode ser feito para amenizar enjoos e náuseas durante o tratamento quimioterápico?
A primeira coisa a saber é que as refeições são de suma importância. O paciente deve ser incentivado a comer, mesmo sentindo náuseas ocasionalmente. A alimentação é a única fonte de nutrientes do corpo humano e, portanto, não deve ser interrompida.
O acompanhamento de um nutricionista pode ajudar bastante nesta fase, com recomendações e orientações que podem ajudar o paciente a sentir menos enjoos e náuseas. De forma geral, aqui vão algumas dicas bastante úteis.
Mais refeições em menor quantidade
A primeira recomendação é comer menos e fazer mais refeições ao longo do dia. O jejum prolongado é um dos fatores que provoca enjoos, por isso é necessário fracionar o que se come, a fim de se fazer refeições com menores intervalos.
Devem ser feitas de 6 a 8 refeições por dia, em menor volume cada uma. Assim, o paciente se mantém alimentado e minimiza os enjoos e náuseas durante o tratamento quimioterápico.
Coma alimentos secos
Um dos sintomas comuns da náusea é a produção aumentada de saliva (sialorreia). A ingestão de alimentos mais secos, como torradas, pães e biscoitos (sem recheio) ajuda a conter esse aumento de saliva e, por consequência, as náuseas.
Esses alimentos são fontes de carboidratos, que proporcionam fácil mastigação, digestão e absorção, o que contribui com o controle da taxa de açúcar no sangue (glicemia). Além disso, por apresentarem sabor neutro, eles diminuem o estímulo sensorial, amenizando enjoos e náuseas durante o tratamento quimioterápico.
Priorize a fácil digestão
Quanto mais fácil for digerir um alimento, melhor trabalhará o aparelho gastrointestinal, resultando em menores problemas. A banana nanica é um exemplo de alimento que ajuda a controlar o enjoo.
A fruta possui consistência mole, o que facilita a digestão e diminui a possibilidade de contração do estômago, que pode causar o vômito. Além disso, ela é rica em potássio e vitamina B, que ajudam a amenizar enjoos e náuseas durante o tratamento quimioterápico.
Alimentos frios podem ajudar
A baixa temperatura dos alimentos amortece os receptores de paladar, ajudando na deglutição. Assim, uma boa técnica é consumir algo gelado pouco antes das refeições. A melhor opção é um simples cubo de gelo feito com água potável, que fará o trabalho de forma bastante natural.
Quanto mais frios estiverem os alimentos, melhor. Uma refeição quente ativa os receptores de paladar, o que pode causar refluxo. Portanto, fazer refeições que não estejam quentes pode amenizar enjoos e náuseas durante o tratamento quimioterápico.
Consuma frutas cítricas
As frutas cítricas são ótimas para amenizar os enjoos e náuseas durante o tratamento quimioterápico. Elas são ricas em ácido fólico, que estimula a formação de ácidos digestivos, favorecendo o esvaziamento gástrico do estômago e diminuindo as chances de enjoos.
Alguns pacientes relatam que diminuem muito os enjoos e náuseas durante a quimioterapia simplesmente consumindo um limão (ao natural) entre as refeições.
Hidrate-se bastante
A hidratação é fundamental para a manutenção da saúde de forma geral, em todos os casos. Tente ingerir de 8 a 10 copos de água entre as refeições, evitando a desidratação. Isso também reduz a pressão no estômago, ajudando a amenizar enjoos e náuseas durante o tratamento quimioterápico.
Além de água, o paciente também pode consumir sucos naturais. Devem ser evitadas bebidas com cafeína, como refrigerantes, café, chá mate, chá preto ou chá verde. Apesar da crença popular de que o chá verde auxilia, ele pode causar mais enjoos devido à presença de cafeína.
Além dessas dicas, outras recomendações incluem:
-
Manter o paciente afastado da cozinha, quando estiverem com náuseas, para que o aroma dos alimentos não favoreça os enjoos;
-
Manter a cabeça num ângulo superior a 45° durante a alimentação, pois a cabeça baixa favorece náuseas;
-
Manter o ambiente limpo e agradável, minimizando sensações desconfortáveis que podem ocasionar as náuseas.
Assim, o paciente será capaz de amenizar enjoos e náuseas durante o tratamento quimioterápico e poderá resgatar o prazer em se alimentar.
A pele do paciente também pode sofrer alguns efeitos colaterais com a quimioterapia. Conheça os cuidados para quimioterapia da Wecare Skin e garanta maior proteção contra esses efeitos.
Fontes: