Como Limpar a Pele Durante a Radioterapia?
A radioterapia é um dos tratamentos mais eficazes contra o câncer, porém, normalmente possui efeitos colaterais indesejados sobre a pele no local onde ocorre a sua aplicação. Entretanto esses efeitos podem ser minimizados de maneira fácil, a partir de simples ações que podem ser adicionadas à rotina dos pacientes que precisam passar por esse tratamento.
Esse artigo, mostra como limpar a pele durante a radioterapia, além de dar dicas para manter o local da aplicação saudável e hidratado. Confira.
O que acontece com a pele durante a radioterapia?
Só quem já passou por um tratamento com radioterapia sabe que pode haver incômodo, mas basta algumas dicas básicas que os incômodos são facilmente diminuídos e muitas vezes nem sentidos.
Durante a radioterapia o paciente é exposto de maneira física a um tipo de radiação semelhante à dos aparelhos de Raio-X que tem como objetivo destruir as células cancerosas causadoras do problema. No entanto, essa proximidade física com o aparelho pode afetar a pele da região que está sendo tratada.
Durante a radioterapia a pele se torna mais sensível, o que demanda uma atenção especial, porém, simples de ser feita.
Dicas para manter a pele saudável durante a radioterapia
Com o intuito de ajudar e trazer mais qualidade de vida aos pacientes oncológicos que estão passando por tratamento radioterápico, separamos algumas dicas importantes de como manter a pele saudável durante esse tipo de tratamento:
- Ingira grandes quantidades de água, a hidratação oral mantém a pele hidratada;
- Deixe sua pele limpa antes da sessão;
- Só use cremes indicados pelo médico;
- Evite borrifar perfume ou desodorante sobre a região afetada;
- Evite molhar o local com água quente ou morna, elas podem deixar a pele mais irritada ou sensível;
- Evite usar papel higiênico ou papel toalha para secar a pele. Quando for secar a região submetida à radioterapia use uma toalha macia de modo delicado;
- Dê preferência às roupas largas e confortáveis, evitando todo e qualquer tipo de vestimenta justa;
- Evite a depilação na área tratada, seja com lâminas ou ceras.
Por que não utilizar sabonetes?
Sabonetes convencionais possuem formulações distintas repletas de detergentes e compostos químicos que podem irritar ou agredir ainda mais a pele já afetada, além de alterar seu pH e acabar com o pouco de produção natural ali existente.
Washcare é a solução ideal
Diferente dos sabonetes convencionais carregados de detergentes e substâncias das mais variadas naturezas, o Washcare é a solução ideal para pacientes oncológicos, sendo amplamente indicado por dermatologistas e oncologistas para quem está sob tratamento de radioterapia.
O Washcare é uma espuma suave voltada à limpeza da pele capaz de remover apenas as células mortas, sem alterar a composição e o pH da derme, mantendo assim sua proteção natural. Esse produto possui em sua composição aminoácidos essenciais que auxiliam na limpeza, hidratação e restabelecimento da proteção natural da pele.
Se você está passando por um tratamento radioterápico e já tentou diferentes alternativas para manter sua pele saudável e hidratada, mas não teve sucesso, experimente o Washcare. Ele é o produto mais indicado para amenizar as adversidades causadas pela radioterapia e trazer o alívio necessário que o paciente oncológico merece.
Fontes:
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/10-dicas-para-cuidar-da-pele-durante-a-radioterapia/9353/420/