Dicas para as festas de fim de ano para pacientes com câncer
As festas de fim de ano trazem com elas uma série de eventos e comidinhas deliciosas. Quem está passando por tratamento oncológico não só pode, como deve fazer parte dessas comemorações tão especiais. Segundo especialistas, não há proibições quanto à alimentação. A recomendação é evitar excessos durante a alimentação e itens gordurosos, já que eles podem potencializar efeitos indesejados da quimioterapia, como náuseas, enjoos e diarreia. Alguns outros cuidados devem ser tomados para que a diversão não seja prejudicada pelos excessos comuns no período.
Os nutricionistas do Hospital de Câncer de Barretos, João Paulo Botelho e Amanda Carvalho, têm algumas dicas para os pacientes sobre a alimentação durante as festas:
– Escolha carnes magras como tender, peru e lombo;
– Dê preferência aos pratos assados;
– No preparo da farofa e demais recheios para carnes, evite o uso de embutidos, como linguiça, bacon e presunto;
– Prepare saladas coloridas e opte por alimentos mais saudáveis como verduras e legumes;
– Em relação ao que beber, dê preferência aos sucos naturais. Evite refrigerantes e não consuma bebidas alcoólicas;
– Use frutas nas sobremesas.
Como as festas ocorrem durante o verão, também é válido lançar mão de outros cuidados relacionados ao aumento das temperaturas. É importante beber bastante líquido para se manter hidratado, pois as perdas de líquidos e sais minerais pelo organismo são maiores no verão do que em outras estações do ano.
As atividades ao ar livre são bastante comuns nas comemorações de final de ano, o que nos leva a reforçar a importância do uso de protetor solar e chapéus para evitar queimaduras e problemas de pele. A exposição direta ao sol deve ser evitada, se possível, sobretudo no intervalo das 10h às 16h.
O período de festas é uma época de grande alegria e proporciona a reunião de amigos queridos, o que pode contribuir significativamente para o bem-estar do paciente, pois permite que ele se sinta pertencente ao grupo por estar sendo incluído normalmente nas festividades.
Respeitando os limites do seu corpo e desfrutando dos alimentos e atividades das festas de fim de ano com equilíbrio, é possível se divertir, e muito, com as comemorações. Bora festejar?
Um ótimo 2018 a todos vocês!
Fontes: Hospital do Câncer de Barretos