Hidratantes para a pele de pacientes oncológicos – perguntas e respostas
Os tratamentos quimioterápico e radioterápico são os mais conhecidos e eficazes no combate ao câncer, mas, infelizmente, ambos podem desencadear alguns efeitos colaterais. Apesar de não serem todos os pacientes que apresentam esses efeitos, eles acabam gerando dúvidas.
Como a pele do paciente fica enfraquecida ao longo do tratamento, uma das recomendações mais recorrentes é a hidratação. Porém, não é recomendado que o paciente use hidratantes comuns, o que gera ainda mais dúvida.
Hoje, trouxemos algumas perguntas e respostas sobre hidratantes para a pele de pacientes oncológicos, entre outros assuntos. Acompanhe e veja as principais dúvidas dos pacientes.
As principais perguntas e respostas sobre hidratação para a pele de pacientes oncológicos
A pele do paciente resseca mesmo? Em todos os casos?
Os tratamentos podem ser feitos de diversas formas diferentes. Existem muitos quimioterápicos e a radioterapia pode ser aplicada em várias regiões do corpo, dependendo da área do tumor.
Por isso, alguns pacientes sofrem o ressecamento acentuado da pele, enquanto outros passam por um ressecamento mais leve. Infelizmente, é impossível prever com exatidão a intensidade dos efeitos colaterais, então, a recomendação é que todos os pacientes mantenham a pele hidratada.
Por que não posso usar cosméticos comuns?
Os tratamentos oncológicos trabalham para neutralizar as células tumorais, porém, células normais acabam sendo afetadas também, o que causa o enfraquecimento da pele. A hidratação para a pele de pacientes oncológicos requer alguns cuidados devido a isso.
Algumas substâncias se tornam agressivas à pele do paciente oncológico, como é o caso dos parabenos (que são conservantes), da ureia (um componente hidratante amplamente utilizado pelas maiores marcas), fragrâncias e corantes.
Essas substâncias podem agravar os efeitos colaterais, não sendo recomendável sua utilização. Portanto, a hidratação para a pele de pacientes oncológicos deve ser feita somente com produtos especialmente desenvolvidos para eles.
Qual a importância de hidratar a pele durante o tratamento?
A utilização de hidratantes para a pele de pacientes oncológicos ajuda a revitalizar o tecido epitelial e recuperar sua hidratação e proteção naturais. Assim, a pele fica protegida contra o efeito de agentes externos (fungos e bactérias, por exemplo).
Além disso, quanto mais saudável for a pele do paciente, melhor ela resistirá ao tratamento, apresentando menos efeitos colaterais, menor intensidade nos efeitos e melhor proteção, obtendo assim um resultado mais satisfatório e permitindo que o paciente prossiga com o tratamento sem o interromper (a interrupção é desfavorável ao tratamento oncológico).
Tenho radiodermite. Posso utilizar produtos mesmo assim?
A radiodermite é uma condição causada pela radioterapia e tem diversas fases, desde a inicial que é mais leve até a mais grave. Antes de utilizar qualquer produto, converse com seu médico (a) ou enfermeiro (a).
Tendo o aval da equipe médica, é importante lembrar que a hidratação para a pele de pacientes oncológicos deve ser realizada somente com produtos propriamente desenvolvidos com esse intuito, a fim de não agravar os efeitos colaterais.
E se eu quiser utilizar métodos caseiros, é possível?
Hoje em dia, muito se fala sobre métodos caseiros para diversas soluções. Porém, a verdade é que existe uma grande dificuldade em encontrar ingredientes naturais que não sejam manipulados pelos fabricantes, diminuindo as chances de que a substância seja pura.
Dessa forma, pode haver algum componente na mistura que seja agressivo à pele do paciente oncológico. Como a hidratação para a pele do paciente oncológico precisa observar que sejam evitadas algumas substâncias, não é recomendado fazer isso com métodos caseiros.
Além disso, métodos caseiros não possuem o poder de hidratação que os produtos especialmente desenvolvidos para isso possuem, não sendo tão eficazes quanto estes. Dependendo do caso, eles podem, inclusive, não apresentar qualquer efeito significativo.
Hidratantes para a pele de pacientes oncológicos não podem ter fragrância?
Ao longo dos anos, o ser humano se acostumou a melhorar processos e atividades. Uma das diversas melhorias agregadas são as fragrâncias, que juntam o útil (hidratação) ao agradável (um cheirinho gostoso).
Porém, uma das maiores reclamações de pacientes oncológicos é referente às náuseas, causadas por alguns tipos de tratamento. Os cheiros provocam a intensificação desse efeito colateral, o que pode ser bastante desconfortável.
Além disso, para produzir as fragrâncias, são utilizadas substâncias diversas, e uma delas pode causar alergia. Por isso, não é recomendada a utilização de fragrâncias nesses produtos.
E quanto aos óleos?
Os óleos são produtos que costumam ficar impregnados na pele, sendo de difícil remoção. Essa dificuldade de remoção pode atrapalhar as sessões de radioterapia.
Durante a radioterapia, a pele precisa estar 100% limpa e livre de qualquer resíduo, ou a radiação pode reagir com o produto e causar danos mais graves.
Por isso, dê preferência aos produtos de fácil remoção na hora de fazer a hidratação para a pele de pacientes oncológicos.
Existe algum produto mais recomendado como hidratante para a pele de pacientes oncológicos?
Sim! A Wecare Skin é uma marca que conhece todas as peculiaridades da pele do paciente oncológico. Por isso, desenvolveu produtos especialmente orientados a esses pacientes, sem uso de parabenos, ureia, corantes, fragrâncias ou qualquer outro componente agressivo.
Todos os produtos são compostos por ingredientes naturais, como a Aloe Vera, a Aveia, a Avelã, a Camomila e a Calêndula, em altas concentrações, proporcionando assim uma alta hidratação com muita segurança. Assim, eles são os mais indicados para hidratação para a pele de pacientes oncológicos.
Existe uma linha especial de cuidados para quimioterapia e outra de cuidados para radioterapia. Cada uma com produtos especialmente desenvolvidos para cuidar da pele do paciente, antes, durante e após o tratamento.
Quanto antes o paciente começar a usar os produtos, melhor será o resultado, e melhores são as chances de evitar ou retardar o aparecimento dos efeitos colaterais.
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e ajude a tirar as dúvidas de mais pessoas!