[INFOGRÁFICO] Novembro Azul – mês de conscientização ao câncer de próstata
Em Novembro acontece a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, apelidada de Novembro Azul. Durante todo o mês, empresas, instituições de todos os tipos e voluntários participam da campanha em prol da conscientização, a fim de diminuir tanto a incidência da doença quanto a taxa de diagnóstico tardio.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Quanto mais a doença demorar para ser diagnosticada, mais complicado se torna o tratamento.
As chances de cura são mais altas no início e, por isso, o Novembro Azul é tão importante. Também é muito importante que você compartilhe este texto com seus amigos e familiares, a fim de incentivar o diagnóstico precoce e a prevenção.
Confira o infográfico que preparamos para você com detalhes importantes sobre o câncer de próstata.
O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata é um tumor que se forma dentro da próstata, órgão que somente os homens possuem e que fica próximo à bexiga. O desenvolvimento do câncer de próstata pode ser extremamente lento, estando presente a vida toda e só causando sintomas num momento tardio.
Por isso, o diagnóstico pode ser dificultado e deve ser incentivado, especialmente em homens acima dos 50 anos, já que a idade é um fator de risco para a doença.
O diagnóstico é feito através de exames de imagem, exame de sangue PSA e do toque retal. Ainda existe muito preconceito quanto aos exames, mas isso deve ser desmistificado. O toque retal dura poucos segundos e pode salvar a sua vida!
Não vale a pena correr o risco de deixar uma doença como essa se espalhar pelo organismo por um simples receio de fazer o exame. Converse com o médico e você verá como é um procedimento simples, rápido, indolor e completamente normal.
O câncer de próstata tem 4 estágios de desenvolvimento:
Estágio 1 – ainda não detectável por toque, o câncer está restrito à próstata.
Estágio 2 – o câncer cresceu, mas ainda está dentro da próstata. Neste estágio, já é detectável por toque.
Estágio 3 – o tumor se espalhou às vesículas seminais (que transportam o sêmen) próximos à próstata.
Estágio 4 – o tumor se espalhou para os arredores, podendo incluir ossos, nódulos linfáticos, reto, bexiga, entre outros.
Quais as principais causas e fatores de risco?
Não existe uma causa definida para o câncer de próstata, mas alguns fatores de risco são conhecidos. Entre eles, podemos citar:
-
Idade (acima dos 50 anos)
-
Exposição a poluição
-
Exposição a fertilizantes
-
Disfunção hormonal
-
Alimentação rica em gorduras
-
Histórico de câncer de próstata na família
Além desses fatores específicos, são conhecidos fatores que aumentam o risco de câncer de forma geral, como:
-
Sedentarismo
-
Sobrepeso
-
Consumo de álcool
-
Fumar
-
Alimentação inadequada
Sintomas do câncer de próstata
Durante todo o Novembro Azul, profissionais da saúde e voluntários incentivam os homens a ficarem atentos aos sinais e sintomas que podem indicar a presença de um câncer de próstata. Entre os principais sintomas, estão:
-
Dificuldade em urinar
-
Dor ou ardor ao urinar
-
Vontade frequente (acima do normal) de urinar
-
Sensação de bexiga ainda cheia após urinar
-
Urina com sangue (escura)
-
Dor ao ejacular ou sêmen escurecido
Em estágio avançado da doença, pode haver dor nas costas e nos ossos, perda de apetite, dor nos testículos e perda de peso. Ao apresentar os sintomas acima, o médico deve ser procurado para investigar a causa, que pode ou não ser câncer de próstata.
Porém, nos estágios iniciais da doença, não aparecem quaisquer sintomas, o que a torna silenciosa, mostrando a importância do Novembro Azul e da conscientização, pois mesmo de forma silenciosa, o câncer de próstata pode estar se desenvolvendo.
Tratamento
O tratamento do câncer de próstata pode ser feito com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou outras formas de tratamento, dependendo do estágio no qual a doença se encontra. A equipe médica, após o diagnóstico, vai estabelecer quais as melhores formas de tratamento para o paciente.
Alguns casos podem ser cirurgicamente removidos, e após a cirurgia, é provável que seja necessário realizar tratamento com radioterapia ou quimioterapia para eliminar quaisquer resquícios do tumor.
A quimioterapia e a radioterapia também podem ser prescritas de forma separada, a fim de diminuir o tamanho do tumor e fazer a doença regredir.
Esses tratamentos podem causar alguns efeitos colaterais, como fadiga, ressecamento da pele, náuseas, vermelhidão, entre outros. Converse com o médico antes do tratamento para saber como proceder caso qualquer um dos efeitos colaterais se manifeste.
Para os casos de efeitos colaterais na pele, a Wecare Skin possui produtos especialmente desenvolvidos para os pacientes oncológicos, que os ajudam a passar pelo tratamento com mais qualidade de vida, menor chance de aparecimento dos efeitos colaterais e alívio dos sintomas. Conheça as linhas de cuidados para quimioterapia e cuidados para radioterapia.
Prevenção ao câncer de próstata – Novembro Azul
Quando falamos de prevenção ao câncer, estamos nos referindo, de forma geral, a fatores que compõem um estilo de vida saudável e favorável ao organismo como um todo. Mas existem também alguns fatores de risco que podem ser prontamente evitados.
As principais recomendações médicas para prevenir o câncer de próstata são:
-
Não ter contato com fertilizantes
-
Evitar a poluição
-
Evitar alimentos gordurosos muito frequentemente
-
Atentar-se para a idade (50 anos)
-
Atentar-se para histórico de câncer de próstata na família
De forma geral, o câncer pode ser prevenido com algumas boas práticas ao longo da vida, como, por exemplo:
-
Não fumar
-
Evitar o consumo de álcool em excesso ou muito frequente
-
Fazer, no mínimo, 30 minutos de atividade física por dia
-
Manter uma alimentação saudável e balanceada
-
Manter o peso ideal em relação à altura
Para os homens acima dos 50 anos, é recomendado realizar os exames pelo menos 1 vez ao ano, incluindo o toque retal, pois este pode ser o exame que dará início ao diagnóstico e pode salvar a vida do homem.
Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares e ajude mais pessoas a se conscientizarem e conscientizarem suas famílias sobre o câncer de próstata. Juntos, podemos fazer a diferença e salvar mais vidas neste Novembro Azul!
Fontes:
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer-de-prostata-sintomas-diagnostico-e-tratamento/11703/7/
https://www.tuasaude.com/cancer-de-prostata/