O que são parabenos e quais os riscos de sua utilização em pacientes oncológicos?
É muito comum encontrarmos produtos cosméticos e até mesmo alimentos que contenham parabenos. Esses nomes estranhos que lemos nos rótulos e que são desconhecidos para nós podem oferecer um grande risco à nossa saúde.
Hoje, vamos explicar o que são parabenos e quais os riscos de utilizar produtos com esses componentes em pacientes com câncer.
O que são parabenos?
Os parabenos são substâncias químicas utilizadas como conservantes em produtos cosméticos e alimentos. Seu alto poder de conservação e seu preço mais acessível, o tornou o principal composto utilizado com este fim pela indústria.
Os tipos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno.
Eles permitem que as preparações nas quais são utilizadas tenham um prazo de validade bastante estendido, evitando a proliferação de bactérias e o surgimento de fungos. Porém, estudos mais recentes vêm atribuindo um lado negativo aos parabenos.
Qual o risco da utilização dos parabenos?
Começaram a surgir questionamentos quanto ao uso de parabenos após a publicação de uma pesquisa de médicos oncologistas da Universidade de Reading, na Inglaterra, em 2004. Segundo os oncologistas, foram encontrados resquícios de parabenos em certos tipos de tecidos tumorais, como o câncer de mama .
Outra pesquisa, feita em 2002 pelo Laboratório de Saúde Pública de Tóquio, apontou que propilparabeno pode afetar negativamente a fertilidade em mamíferos.
A explicação é que os parabenos possuem ação estrogênica, ou seja, atuam como hormônios em nosso organismo, interferindo no sistema endócrino. Isso causa um desequilíbrio que pode gerar inúmeros problemas, e está associado ao surgimento do câncer.
Se utilizados sobre pele irritada ou lesionada, os parabenos são ainda mais perigosos, podendo potencializar a irritação e causar complicações. Pacientes oncológicos em tratamento podem ter o sistema imunológico debilitado, deixando-os mais propensos não somente à contração de bactérias e fungos, mas também aos efeitos de produtos químicos.
O risco da utilização de parabenos em pacientes oncológicos é alto e não deve ser negligenciado. Além de piorar as lesões existentes, estes componentes podem ocasionar o surgimento de outras.
Os estudos levaram a Comunidade Europeia a banir ou restringir o uso de alguns parabenos, sendo que a Dinamarca é o primeiro país a proibir completamente a sua utilização em produtos cosméticos para crianças abaixo dos três anos.
No Brasil, este componente ainda é encontrado em muitos produtos, sendo que o paciente deve ter o cuidado de ler o rótulo na hora da compra.
Alternativa – hidratantes e produtos sem parabenos
O paciente oncológico não pode deixar de manter a pele hidratada, pois os tratamentos quimioterápico e radioterápico podem ocasionar o surgimento de efeitos colaterais sobre a pele.
Porém, não é recomendável utilizar nenhum produto que contenha parabenos em sua fórmula. A Wecare Skin desenvolveu produtos especialmente para pacientes que estão passando pelo tratamento, livres de parabenos e outros agentes agressivos.
Washcare
O Washcare é uma espuma de limpeza que pode ser utilizada para tomar banho. Os sabonetes convencionais desequilibram o PH da pele (até mesmo os neutros) e podem ocasionar irritação em pacientes oncológicos.
Sem adição de parabenos, corantes ou fragrância, o Washcare limpa suavemente a pele sem agredi-la. É a melhor opção para limpeza de pele em pacientes passando pela quimioterapia ou radioterapia.
Moistcare
O Moistcare é um hidratante corporal livre de parabenos, ureia, corantes ou fragrâncias. Todos esses componentes são agressivos ao paciente oncológico e podem agravar os efeitos colaterais do tratamento.
Tendo como ativos a Aloe Vera, a Aveia e a Camomila, o Moistcare traz alívio e bem-estar, deixando a pele hidratada e bem cuidada.
Extremecare
O Extremecare é um ultra-hidratante que possui a mesma formulação do Moistcare, porém, em maior concentração. É indicado para aplicação em áreas muito ressecadas ou afetadas pelos efeitos colaterais. Também é livre de todos os componentes agressivos.
Coolcare Mask
A Coolcare Mask é uma máscara composta por um gel e um spray. O gel possui propriedades calmantes e refrescantes, ao passo que o spray ativa e potencializa seu efeito. Ideal para aliviar o incômodo de radiodermite em pacientes que estão fazendo radioterapia.
A Coolcare Mask não possui parabenos, ureia, corantes ou fragrâncias, sendo perfeitamente seguro o seu uso. Além disso, sua formulação não é oleosa, o que permite a fácil remoção antes da próxima sessão de radioterapia.
Concluindo
Os parabenos são substâncias conservantes que podem ser nocivas tanto aos pacientes com câncer quanto a qualquer outra pessoa com a pele lesionada, e devem ser evitados. Utilizados em diversos produtos cosméticos, oferecem um grande risco à saúde em geral.
O paciente oncológico pode ser mais afetado pelos parabenos e, portanto, deve observar a formulação de tudo o que utiliza. A Wecare Skin possui produtos especialmente desenvolvidos sem uso de parabenos para os pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico.
O médico oncologista deve ser consultado sempre que o paciente suspeitar do uso de algum cosmético, principalmente quando ocorrer o aparecimento de algum efeito colateral durante o tratamento.
Utilizando os produtos corretos, é possível proteger a pele e retardar ou evitar os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia.
Fontes:
http://www.adeliamendonca.com.br/blog/conheca-os-perigos-dos-parabenos/
Material de apoio Wecare