0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Quanto tempo duram os efeitos da quimioterapia no organismo?

Quanto tempo duram os efeitos da quimioterapia no organismo?

Publicado por: Wecare Publicado: 07/08/2018 Visitas: 100462 Comentários: 8

tratamento quimioterápico costuma durar algum tempo, mas isso pode variar de acordo com cada tipo de câncer e cada paciente.

Nem todos os pacientes sofrem efeitos colaterais, porém, é possível que estes se manifestem. Uma das perguntas mais recorrentes é quanto tempo duram os efeitos da quimioterapia no organismo após o tratamento.

Hoje, vamos esclarecer esta e outras dúvidas neste artigo. Acompanhe!

 

Como funciona a quimioterapia? 

Antes de entender quanto tempo duram os efeitos da quimioterapia no organismo, é preciso entender como ela funciona.

O tratamento tem diversas formas de aplicação, sendo que cada uma delas pode possuir diferentes efeitos no organismo. Isso também depende do paciente. Pacientes diferentes que estão passando pelo mesmo tratamento podem reagir de formas um pouco distintas.

De regra geral, a quimioterapia convencional ataca as células do corpo, tanto as cancerosas quanto as saudáveis. Apesar de ser eficaz, esta forma de tratamento pode trazer consigo efeitos colaterais diversos.

Há também a terapia-alvo, que atua principalmente sobre as células dos tumores. Porém, este tratamento está restrito a apenas alguns tipos de câncer e não pode ser utilizado em todos os casos.

Os medicamentos são absorvidos pelo organismo e agem para inibir a proliferação de células malignas, além de destruí-las. Assim, com o tempo, o paciente começa a melhorar e, em muitos casos, pode se curar.

Como o tratamento pode causar efeitos colaterais, existe um interesse em saber quanto tempo esses efeitos da quimioterapia duram.

 

Quais são os tipos mais comuns de quimioterapia? 

Via oral: a quimioterapia oral é administrada por comprimidos, cápsulas ou líquidos que podem ser ingeridos. Neste caso, o tratamento pode ser feito em casa.

Intravenosa: o tratamento é feito no hospital e consiste na administração do medicamento em formato líquido, de forma isolada ou acompanhado de soro. É colocado um tubo bastante fino diretamente em uma veia do paciente para administrar o tratamento.

Injetável: o tratamento injetável é feito por meio de injeções, que podem ser administradas em diversos locais do corpo, de acordo com o tipo de câncer. Ela pode ser intramuscular (injetada no músculo), subcutânea (injetada sob a pele), intracraneal (injetada no líquor, que é o líquido da espinha), entre outros.

Leia também: Tudo sobre a quimioterapia - Tratamento, efeitos colaterais, saúde e muito mais.

 

E quanto tempo duram os efeitos da quimioterapia no organismo? 

A duração dos efeitos da quimioterapia no organismo depende muito do tipo de medicamento administrado. Cada classe de medicamento possui um tempo no qual completa o ciclo de tratamento e sai do corpo. Porém, os efeitos da droga podem permanecer um pouco mais.

Geralmente, os medicamentos chamados de citotóxicos, que são os que atacam células que se proliferam rapidamente (bastante utilizados no tratamento do câncer), possuem um tempo de duração dos efeitos entre horas e poucos dias.

Já no caso dos anticorpos, este tempo é mais longo, variando de muitos dias a meses. Para os medicamentos em comprimidos como bloqueadores hormonais e inibidores de reaplicação, o tempo geralmente varia durante poucos dias.

Portanto, é muito difícil dizer quanto tempo duram os efeitos da quimioterapia no organismo. Como dito anteriormente, somente o médico oncologista poderá determinar detalhes como medicação, forma de aplicação e ciclos do tratamento.

Também é importante frisar que este tempo de duração vai de acordo com a duração do tratamento, onde os efeitos podem estar presentes durante todo o ciclo, e só começar a desaparecer depois de concluído o último ciclo.

Antes de iniciar um tratamento, é importante que você tire todas as suas dúvidas com o médico oncologista. Depois, siga o tratamento até o fim e relate ao médico os possíveis efeitos colaterais.

Existem diversas formas de tratar esses efeitos, como a pele ressecada e a descamação das palmas das mãos e solas dos pés, chamada de síndrome mão-pé. Também é importante tomar muito cuidado com o tipo de produtos hidratantes que o paciente utiliza durante o tratamento.

Se as recomendações forem seguidas, há grandes chances de o paciente passar pelo tratamento sem maiores complicações e ter uma qualidade de vida muito maior durante a quimioterapia, independente da duração dos efeitos da quimioterapia no organismo.

Aproveite para conhecer os produtos da Wecare Skin de cuidados para quimioterapia. Eles são especialmente desenvolvidos para pacientes que estão passando ou vão passar pelo tratamento, a fim de retardar ou evitar que os efeitos colaterais apareçam.

 

 

Atenção: Devido as ações de alguns robôs e pessoas mal intencionadas, todos os comentários em nosso blog passam por análises antes de serem aprovados. Portanto, se você fizer um comentário e o mesmo não aparecer de imediato como publicado, basta aguardar nossa aprovação.

Fontes:

http://drfelipeades.com/2017/11/06/quanto-tempo-a-quimioterapia-fica-no-corpo/

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts