0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Queda de cabelos na quimioterapia: mitos e verdades

Queda de cabelos na quimioterapia: mitos e verdades

Publicado por: Wecare Publicado: 02/05/2018 Visitas: 8780 Comentários: 2

Durante o tratamento quimioterápico, existem muitas controvérsias e boatos acerca do que realmente acontece com os cabelos. Vamos conhecer alguns deles?

 

“Obrigatoriamente, toda a quimioterapia faz cair o cabelo”

De acordo com o Portal Vencer o Câncer, nem todos os quimioterápicos provocam queda do cabelo. Depende do tipo de câncer, da substância a ser utilizada e da dose. Em geral, os tipos de câncer mais comuns que têm como efeito colateral a queda do cabelo são os de mama, a leucemia e o linfoma.

 

“Para começar o tratamento, você precisa raspar a cabeça”

Diferentemente do que muitos filmes mostram por aí, esse item é opcional. Isso porque a queda de cabelos não é imediata e demora de 14 a 21 dias para começar a acontecer. Além disso, não é de uma vez.

O tratamento quimioterápico visa combater células que se proliferam rapidamente, as considerando como um possível fator cancerígeno. Dentre elas, as mais comumente acometidas são as da pele e as do cabelo.

Por isso, essa ideia errada de precisar “raspar a cabeça”, aparece com frequência. Mas, não é necessário. Na verdade essa prática até existe, mas é adotada por pacientes que não querem ver a progressão da doença com uma queda de cabelos a longo prazo.

 

“Não tem como evitar a queda de cabelo”

É fato que o cabelo tende a cair, mas, ele demora de 14 a 21 dias em casos de drogas menos potentes e até 15 dias em drogas um pouco mais fortes. Necessariamente, isso não quer dizer que você vai ficar careca.
Além disso, existe atualmente a Crioterapia Capilar, um procedimento que auxilia na diminuição da queda de cabelo. Conforme pesquisas publicadas pelo Journal of the American Medical Association (JAMA), os resultados apontam que o método é eficaz em 40% à 80% dos casos, dependendo do tipo de cabelo e, principalmente, do tipo de quimioterapia.

 

“É impossível disfarçar a queda de cabelo”

Na verdade, com os avanços estéticos de hoje, é possível disfarçar sem problemas nos primeiros meses. Você pode cortar o cabelo, usar apliques, perucas ou simplesmente mudar o visual. Você pode usar chapéus, lenços e tudo aquilo que te agrade como adereço de moda.


“O cabelo não volta a crescer”

Claro que volta. O cabelo volta a crescer até 90 dias depois do tratamento. Esse tempo é necessário para que o organismo se estabilize e volte a desempenhar suas funções normais após determinado tempo de tratamento.

 

Acesse o site da Wecare e conheça os nossos produtos para a pele de pacientes em tratamento quimioterápico.

 

Fontes: https://www.vencerocancer.org.br/dia-a-dia-do-paciente/efeitos-colaterais/queda-de-cabelo-alopecia-2/

http://rsaude.com.br/cuiaba/materia/quimioterapia-sem-perder-os-cabelos/12961

https://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/2601503

Produtos relacionados

Washcare
Washcare

R$ 95,00

Comprar

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts