Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Por que os cabelos caem durante a quimioterapia?

Por que os cabelos caem durante a quimioterapia?

Publicado por: Wecare Publicado: 09/10/2018 Visitas: 15599 Comentários: 0

Existem dois principais tratamentos para combater o câncer: a radioterapia e a quimioterapia. Este último é amplamente utilizado em praticamente todos os casos de câncer, sendo então a forma mais conhecida de tratamento.

Ao longo das sessões de quimioterapia, o medicamento age em todo o corpo, trabalhando para destruir as células do tumor. Porém, esta medicação não age de forma isolada, e células saudáveis também são afetadas.

Isso ocasiona o aparecimento de alguns efeitos colaterais, dentre os quais os mais conhecidos são as náuseas, os vômitos e a queda de cabelos.

Mas por que os cabelos caem durante a quimioterapia?

Esta é uma pergunta bastante recorrente entre os pacientes, e nest post, vamos responder a esta e outras dúvidas.

 

Os cabelos sempre caem durante a quimioterapia? 

Algo que precisamos entender com clareza é que nem todos os tratamentos ocasionam a queda. Existem diferentes tipos de quimioterápicos. Alguns causam queda de cabelo, outros não. A escolha do quimioterápico a ser usado em cada paciente é de exclusividade médica, considerando o tipo de tumor, a localização, o tamanho, as condições de saúde do paciente, entre outros fatores.

Portanto, a resposta é não, os cabelos nem sempre caem durante a quimioterapia. Tendo isso em mente, vamos agora explicar o que acontece para que os cabelos caiam.

 

Por que os cabelos caem durante a quimioterapia?

A quimioterapia é um tratamento feito com medicamentos específicos, desenvolvidos da melhor forma possível para identificar e atacar as células de um tumor. Porém, ainda não foi possível desenvolver uma medicação que ataque esse tumor de forma isolada.

Um câncer é uma síndrome de mais de 100 doenças, caracterizado pelo crescimento descontrolado de células anormais, chamadas de malignas. A divisão celular é muito rápida, e pode se alojar em outros órgãos ou partes do corpo, o que chamamos de metástase.

Com esse crescimento descontrolado, surgem os tumores. A função da quimioterapia é atacar diretamente as células de crescimento e divisão rápida encontradas em nosso organismo. Como o câncer é formado por essas células, a quimioterapia se torna eficiente contra ele.

Porém, existem outras células do nosso organismo que também possuem uma divisão acelerada, mas não são malignas. É o caso das células que formam nossos cabelos e pelos. Quando o medicamento entra na corrente sanguínea, ele se espalha por todo o corpo, e pode chegar a encontrar as células do cabelo, neutralizando-as da mesma forma que faz com o câncer.

É por isso que os cabelos caem durante a quimioterapia. O medicamento não consegue diferenciar células malignas de benignas. Alguns pelos do corpo também podem cair no processo.

Mas, apesar de existir essa queda, é importante lembrar que ela é temporária. Normalmente, os cabelos voltam a crescer cerca de 90 dias após o fim do tratamento. Este tempo é uma média, e as condições de cada paciente podem variar, aumentando ou diminuindo este intervalo.

Além da queda de cabelos durante a quimioterapia, outros efeitos colaterais podem incluir:

·         Náuseas e vômitos

·         Ressecamento da pele

·         Vermelhidão e sensibilidade nas mãos e pés

·         Fadiga

 

 

E no caso da radioterapia? Por que os cabelos caem? 

A radioterapia é outro tipo de tratamento, realizado com maior foco na área a ser tratada. Diferente da quimioterapia, seu princípio de administração (feixe de radiação) não atinge o corpo todo, mas os efeitos podem ser sentidos de diversas formas.

No caso, os cabelos caem durante a radioterapia se a área a ser tratada for a cabeça, ou regiões próximas, de forma que o couro cabeludo receba parte da radiação. As células capilares são destruídas pela radiação, e somente a parte do cabelo que foi afetada cai. O restante do couro cabeludo se mantém intacto.

Novamente, assim como na quimioterapia, os cabelos caem, mas não de forma permanente. Eles também voltam a crescer depois do fim do tratamento. Se a radioterapia for aplicada somente em outras áreas, longe da cabeça, não ocorre a queda de cabelos por este tratamento.

 

Usar shampoos especiais pode prevenir a queda? 

Infelizmente, não existe nenhum produto capaz de prevenir que os cabelos caiam durante a quimioterapia. O processo acontece internamente, onde as células da raiz capilar são desmanchadas.

Sem raiz, o cabelo não cresce e a parte que já estava para fora do couro cabeludo não tem sustentação e acaba caindo. Cada paciente encontra a melhor forma de passar por esta fase, de acordo com suas preferências. Sugestões médicas geralmente incluem lenços, perucas e chapéus.

Pronto, agora você já sabe por que os cabelos caem durante a quimioterapia, mas também sabe que eles voltam a crescer após o fim do tratamento.

Agora imagine a quantidade de pessoas que iria se beneficiar com essas informações. Tudo o que você precisa fazer é compartilhar esse conteúdo em suas redes através dos ícones abaixo.

 

 

Fontes:

http://www.hospitaldocancer.org.br/entenda-porque-os-cabelos-caem-durante-a-quimioterapia/

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.