Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Problemas de pele durante o tratamento oncológico

Problemas de pele durante o tratamento oncológico

Publicado por: Wecare Publicado: 22/05/2019 Visitas: 8374 Comentários: 0

O tratamento contra o câncer tem como objetivo a cura ou alívio de sintomas apresentados pela doença. Os métodos terapêuticos por meio de medicamentos (quimioterapia, hormonioterapia, terapia-alvo), radioterapias e procedimentos cirúrgicos podem ocasionar efeitos colaterais que variam de leves a severos, mudando de um paciente para outro.

Esses problemas durante o tratamento oncológico são resultados de múltiplos fatores, e podem ser diferentes de acordo com intensidade e duração do tratamento. Acompanhe a seguir, informações de extrema importância em relação aos efeitos dos tratamentos oncológicos na pele.

 

Como os tratamentos oncológicos atingem a pele?

 

Quimioterapia

Os efeitos causados pela quimioterapia na pele costumam aparecer ao longo do tratamento. Na primeira fase, tais efeitos podem não ser notados, enquanto nas fases seguintes será possível reconhecê-los facilmente. Isso acontece devido à ação da quimioterapia agindo em células do organismo.

Por apresentarem rápida multiplicação celular, pele, unhas, cabelos, pelos, mucosas e glândulas são atingidas pelo medicamento que aborda tanto células cancerosas quanto saudáveis, ocasionando no aparecimento dos efeitos colaterais nas regiões. O mesmo se aplica a outras terapias por medicamentos, como terapia-alvo.

 

Radioterapia

A radioterapia é feita por meio da administração de feixes radioativos na região que foi afetada pelas células cancerosas. Os feixes são direcionados de acordo com a necessidade, posicionados diante do paciente de forma que a radiação seja aplicada diretamente no tumor.

As manifestações cutâneas resultantes da radioterapia têm como interferência a profundidade do tumor em relação à superfície da pele. Quando uma lesão no braço é tratada, serão utilizados poucos campos de radiação.

Já quando o tratamento é direcionado para um órgão de região abdominal, por exemplo, em que a profundidade é muito maior, os campos de radiação aumentam.

Outro fator influente é a dosagem da radiação. Em tumores como os de cabeça, pescoço e mama, as chances de manifestações cutâneas aumentam.

O câncer de língua é outro exemplo. Os gânglios linfáticos estão a menos de um centímetro da pele e essa região recebe uma dose próxima de radiação quase tão alta quanto a necessária para a eliminação do tumor.

 

Quais os efeitos colaterais dos tratamentos na pele?

Os problemas de pele durante o tratamento oncológico são desconhecidos por muitas pessoas. Podem representar grande incômodo e, conforme o local, causar a interrupção do tratamento. Além de grande sensibilidade, as terapias oncológicas podem causar de ressecamentos até lesões. Confira alguns problemas que podem ocorrer durante o tratamento:

  • lesões acneiformes (erupções na pele semelhantes à acne);
  • fissuras em pontas de dedos e mãos;
  • sensibilidade no couro cabeludo;
  • ressecamento e inflamação ao redor das unhas;
  • síndrome de pé e mão;
  • ressecamento e vermelhidão na pele;
  • coceira e irritação;
  • descamação e queimaduras;
  • úlceras;
  • reações alérgicas.

 

Como tratar os efeitos colaterais na pele durante a terapia oncológica?

Para cuidar dos problemas de pele durante o tratamento oncológico é preciso, antes de tudo, manter a hidratação. No entanto, nem todos os produtos são indicados para uso do paciente oncológico.

É preciso evitar produtos com corantes, fragrâncias, parabeno e ureia. Essas substâncias estão presentes na maioria dos hidratantes, sabonetes e até shampoos.

Por isso, é importante buscar produtos especializados no cuidado da pele de pacientes oncológicos, evitando agravamento e alcançando resultados satisfatórios.

Você pôde conhecer um pouco mais sobre efeitos colaterais na pele causados pelo tratamento oncológico. Que tal saber mais sobre procedimentos estéticos durante o tratamento oncológico?

Fontes:

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/problemas-na-pele/216/109/

https://www.infomama.com.br/blog/efeitos-da-quimioterapia-na-pele/

https://www.wecareskin.com/blog/conheca-os-principais-problemas-de-pele-dos-pacientes-oncologicos

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.