Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Em quanto tempo devo iniciar o tratamento oncológico após o diagnóstico?

Em quanto tempo devo iniciar o tratamento oncológico após o diagnóstico?

Publicado por: Wecare Publicado: 07/08/2018 Visitas: 87682 Comentários: 1

O diagnóstico do câncer pode vir através de várias maneiras, sendo que raramente ocorrem sintomas da doença que a distinguem das outras.

Em outras palavras, podemos dizer que o câncer ocorre em diferentes regiões do corpo e não apresenta sintomas exclusivos. Ao se queixar de um sintoma para o médico, serão analisadas todas as causas possíveis daquele sintoma, o que, por vezes, leva ao diagnóstico do câncer por meio de exames mais específicos.

Mas em quanto tempo se deve iniciar o tratamento após o diagnóstico? Vamos responder a esta e outras dúvidas neste texto. Acompanhe!

 

Os principais tratamentos para o câncer 

Existem diversos tratamentos para o câncer, sendo os mais conhecidos a quimioterapia, a radioterapia e a cirurgia. Cada um possui suas características e requisitos para ser aplicado, de forma que somente o médico poderá determinar em quanto tempo se deve iniciar o tratamento após o diagnóstico e qual a forma de tratamento a ser utilizada.

 

Quimioterapia 

Existem vários tipos de quimioterapia. Podem haver variações de medicamentos utilizados e de formas de administração. Entre as formas mais comuns, estão a intravenosa, a oral e a injetável, que pode ser aplicada em diversas partes do corpo.

Porém, o que vai determinar em quanto tempo iniciar o tratamento após o diagnóstico não é a forma de aplicação ou o medicamento, e sim as condições do paciente e do tumor em si. Pode ser necessário fazer uma cirurgia antes ou depois do tratamento quimioterápico, e isso influencia no momento de início da quimioterapia.

 

Radioterapia 

A radioterapia é um tratamento caracterizado pela aplicação de feixes radioativos, geralmente de raios X ou elétrons de alta energia, produzidos por um equipamento chamado acelerador linear de partículas.

Existem duas formas principais de radioterapia: a externa e a interna. A radioterapia externa é aplicada a uma distância da pele e deve penetrar pelas camadas de tecido até chegar ao tumor.

Já a interna, também chamada braquiterapia, consiste no implante de um agente radioativo que aplica a radiação diretamente sobre o tecido canceroso, a curta distância. Geralmente, este procedimento geralmente é utilizado em casos de tumores menores.

 

Cirurgia 

A cirurgia pode ser necessária em diversos casos de câncer, e consiste na remoção do tumor, parcial ou totalmente.

É possível que seja necessário realizar quimioterapia antes da cirurgia, a fim de diminuir o tamanho do tumor e impedir o aumento do mesmo.

Também é possível que seja necessária a aplicação de quimioterapia após a cirurgia, chamada quimioterapia adjuvante, com o objetivo de inibir o reaparecimento do tumor. Alguns tipos de câncer podem deixar focos microscópicos de células cancerosas que não são removidas completamente com a cirurgia.

 

Em quanto tempo se deve iniciar o tratamento após o diagnóstico? 

Todos os fatores acima influenciam no momento certo de se iniciar o tratamento após o diagnóstico. A cirurgia, por exemplo, pode ser agendada para alguns meses à frente. O Ministério da Saúde considera as mesmas recomendações utilizadas no mundo todo.

Por exemplo, a cirurgia pode ser agendada para 2 meses após o diagnóstico, sendo considerado tempo hábil. Neste meio tempo, é possível que haja a administração de quimioterapia. Portanto, este seria um caso no qual se deve iniciar o tratamento quimioterápico após o diagnóstico e, em seguida, a cirurgia.

No caso da quimioterapia após a cirurgia, o início do tratamento pode ser dentro de três meses. Porém, cada paciente apresenta um caso diferente e somente o médico poderá determinar em quanto tempo se deve iniciar o tratamento após o diagnóstico.

A quimioterapia acontece em ciclos, compostos por um dia de administração da medicação e um período de descanso que pode durar alguns dias. Já a radioterapia é feita durante 15 ou 30 minutos, de 4 a 5 dias por semana, ao longo de várias semanas.

Apesar de somente o médico oncologista poder dizer em quanto tempo se deve iniciar o tratamento, a recomendação geral é de que isso ocorra o quanto antes. Porém, não se assuste se o seu tratamento não se iniciar imediatamente. O médico pode passar algumas orientações de preparação ao paciente para o período pré-tratamento.

 

Lembre-se de cuidar da pele 

Tanto na radioterapia quanto na quimioterapia, é possível que apareçam alguns efeitos colaterais. Nem todos os pacientes desenvolvem esses efeitos, pois dependem de uma série de fatores, mas caso aconteça, é bom que você esteja prevenido e saiba o que fazer.

Os efeitos na pele podem ser diversos, mas são principalmente a irritação, a vermelhidão, a descamação, a coceira e, no caso da radioterapia, a radiodermite, que é uma condição de queimadura inflamatória.

O melhor jeito de prevenir estes efeitos é com a hidratação e limpeza da pele, que deve ser feita com produtos específicos para pacientes oncológicos, sem adição de componentes que se tornam agressivos a esses pacientes, como a ureia e os parabenos (conservantes).

A Wecare Skin possui duas linhas de produtos especialmente desenvolvidos para esses pacientes. Conheça a linha de cuidados para quimioterapia e a de cuidados para radioterapia. Independente de em quanto tempo você for iniciar o tratamento oncológico, o melhor é começar a cuidar da pele o quanto antes.

Assim, o paciente consegue passar por todo o tratamento sem precisar interrompê-lo, com muito mais conforto e menores chances de aparecimento dos efeitos colaterais.

 

 

Fontes:

https://www.bonde.com.br/saude/tire-suas-duvidas/duvidas-do-inicio-da-quimioterapia-para-o-cancer-de-mama-452189.html

https://www.vencerocancer.org.br/cancer/tratamento/tratamento-adjuvante-e-neoadjuvante/

https://www.vencerocancer.org.br/noticias-mama/apos-o-diagnostico-em-quanto-tempo-devo-comecar-o-tratamento/?catsel=tira-duvidas

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.