Blog da Wecare | Informações sobre tratamentos para pacientes com câncer
No Blog da Wecare você encontra informações e dicas sobre tratamentos para pacientes com câncer. Leia sobre os principais tipos de tratamento oncológico, efeitos colaterais, bem como cuidados durante o tratamento.
Como proteger a mucosa oral da mucosite antes e durante o tratamento
Mucosite é um efeito colateral que pode ser causado durante o tratamento oncológico. Saiba como é possível tratar a mucosite
Tudo o que você precisa saber sobre a mucosite durante tratamento oncológico
Descubra o que é mucosite, um efeito colateral comum durante o tratamento oncológico, como é causada seus sintomas e fatores de risco
Conheça as formas de tratar o câncer de pele e quais precauções devem ser tomadas durante tratamento
O tratamento do câncer de pele precisa de cuidados do paciente e dos familiares para garantir maior eficácia durante a etapa desse procedimento oncológico
Conheça os principais sintomas para identificar um câncer de pele
Conheça os principais sintomas do câncer de pele e como funciona a regra ABCDE para, em caso de diagnóstico da doença, ele seja no estágio inicial
Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de pele
Conheça quais são os fatores de risco e como é feita a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele
Os efeitos colaterais mais comuns causados pela braquiterapia
Efeitos colaterais da braquiterapia podem ocorrer durante o tratamento oncológico. Saiba quais são essas reações e as indicações para os pacientes
Tudo o que você precisa saber sobre a braquiterapia
Conheça a braquiterapia, como é feita, o tempo de duração, vantagens e desvantagens e quais tipos de câncer esse procedimento pode tratar
Quimioterapia Branca - O que é e como funciona?
O tratamento quimioterápico é o mais conhecido entre as pessoas que lutam contra o câncer. Muitas vezes temido pelos efeitos colaterais, o procedimento pode ser mais ou menos agressivo dependendo do organismo de cada paciente. Mas você sabia que há mais de um tipo de quimioterapia? Para muitos pacientes, a quimioterapia branca é o tipo que causa reações fisiológicas mais amenas.
Quimioterapia Vermelha - O que é e como funciona?
Conhecida por seus pacientes pela sua coloração avermelhada, a quimioterapia vermelha utiliza medicamentos que atingem naturalmente essa cor após sua diluição. Além dela, a quimioterapia branca, como é chamada a que contém medicamentos transparentes, também é utilizada no tratamento para câncer.
Câncer de Pâncreas - Sintomas e Tratamentos
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pâncreas representa 2% dos casos diagnosticados no país. A maioria dos casos ocorre na região chamada de cabeça do órgão, e seu diagnóstico muitas vezes é realizado em fase avançada. O tipo mais frequente de câncer no pâncreas que ocorre em 90% dos casos, é o adenocarcinoma.
Câncer de Estômago - Sintomas e Tratamentos
Você está ou conhece alguém que esteja se tratando de um câncer de estômago? Também chamado de câncer gástrico, ele é o terceiro mais comum entre homens e o quinto entre as mulheres. O tipo mais comum é o adenocarcinoma, responsável por 95% dos casos diagnosticados.
Câncer de Fígado - Sintomas e Tratamentos
Além de ser um órgão, o fígado é também uma glândula, pois produz e libera grandes quantidades de hormônios para o organismo. Localizado do lado direito do abdome, ele possui milhões de células que recebem o nome de hepatócitos, que atuam com a intenção de manter a pessoa mais saudável possível. Entretanto, como ocorre com muitos outros órgãos, ele não está imune à ação de células cancerígenas.
O Que é Metástase?
Em alguns casos, o câncer é capaz de espalhar células por todo o organismo, afetando não só órgãos, mas também tecidos próximos e distantes. Os tumores, quando malignos, têm crescimento desorganizado e podem atingir outros órgãos, o que chamamos de metástase.
Linfoma de Hodgkin - O que é, sintomas e tratamento
O linfoma é um tipo de câncer que acomete o sangue assim como a Leucemia, por exemplo. Entretanto, enquanto a leucemia se origina na medula óssea, o linfoma se desenvolve no sistema linfático, que é um sistema de vasos e gânglios, que faz parte do sistema circulatório e do sistema imunológico.
Como Prevenir os Efeitos Colaterais da Radioterapia?
Felizmente, nos dias atuais a medicina evolui de maneira considerável. Por envolver a questão de conforto e bem-estar de pacientes, tratamentos oncológicos estão sempre recebendo novidades que aceleram o processo de cura, além de trazer cada vez menos efeitos colaterais a quem precisa se submeter a esse tipo de terapia.