Vendas: 0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Cuidados no inverno para pacientes com câncer – o que saber?

Cuidados no inverno para pacientes com câncer – o que saber?

Publicado por: Wecare Publicado: 29/08/2018 Visitas: 10894 Comentários: 0

Quando chega o frio, a mudança climática agrada a uns e desagrada a outros. O lado bom é , o cobertor quentinho e o prazer de tomar um chocolate quente. O lado ruim, são as diversas vulnerabilidades que sofremos durante o frio.

No caso do paciente oncológico, os cuidados no inverno devem ser redobrados, pois os tratamentos podem potencializar os efeitos do frio. Seguindo as boas orientações, é possível curtir o inverno com qualidade e bem-estar.

Por isso, hoje trouxemos algumas dicas de cuidados no inverno para pacientes com câncer, para ajudar a enfrentar o frio e diminuir o impacto dessa estação do ano. Acompanhe!

 

O que acontece durante o tratamento oncológico? 

Alguns tratamentos oncológicos, como determinados tipos de quimioterapia, podem causar uma diminuição na produção de glóbulos brancos, que são as células do sistema imunológico do corpo humano.

Com esse sistema em desvantagem, é favorecida a infecção por vírus e bactérias, que podem causar uma série de enfermidades. Além disso, a pele também sofre, perdendo hidratação e ficando ressecada.

Se os devidos cuidados não forem tomados, os efeitos colaterais podem se agravar e chegar a interferir na qualidade de vida do paciente. Em alguns casos, é preciso interromper o tratamento até que o paciente se recupere, o que não é favorável no combate ao câncer.

 

 

E quais os cuidados no inverno para pacientes com câncer? 

No inverno, é comum que haja um favorecimento na circulação de vírus e bactérias, pois as pessoas tendem a se concentrar em locais fechados e com pouca circulação de ar. Isso causa um aumento no número de internações e intercorrências, além de mais casos de rinite alérgica, bronquite asmática e enfisema pulmonar.

As gripes e resfriados também se tornam mais corriqueiras e podem ser um tanto incômodas durante o tratamento oncológico. Além disso, este é um período de menor incidência de chuvas, o que diminui a umidade relativa do ar, causando um tempo mais seco.

Dessa forma, a pele do paciente também sofre o ressecamento acentuado, causado tanto pelo frio quanto pelo tratamento oncológico. Para que o impacto do frio não cause tantos problemas, existem alguns cuidados no inverno para pacientes com câncer.

 

Lavar as mãos sempre 

Ao sair de um ambiente tumultuado, com grande movimentação ou circulação de pessoas, é essencial sempre lavar as mãos. As mãos são grandes condutoras de bactérias e vírus, sendo que precisam estar sempre bem limpas.

Isso se aplica ao transporte público, comércio, escolas/faculdades, trabalho, entre outros. Sempre que o paciente chegar em casa, é recomendável lavar as mãos. Sempre que fizer a passagem para um ambiente onde existe um lavabo, também é aconselhável fazer o mesmo. Este é o primeiro dos cuidados no inverno para pacientes com câncer.

 

Evitar contato com pessoas doentes 

O segundo dos cuidados no inverno para pacientes com câncer é evitar contato com pessoas que se sabe que estão doentes, sobretudo as que têm febre. A proximidade com pessoas doentes favorece a transmissão dos vírus ou das bactérias.

Se a pessoa doente morar dentro da mesma casa, devem ser observados espaços e objetos separadamente. O paciente oncológico jamais deve utilizar a mesma toalha de rosto, os mesmos utensílios de cozinha ou roupas de cama de quem está doente.

 

Agasalhar-se bem 

Apesar de ser óbvio, ainda existe quem negligencie o inverno e diga que “não sente frio”. Além disso, alguns tipos de quimioterapia podem potencializar a sensibilidade ao frio, algo que os médicos chamam de neuropatia. Ela causa sensibilidade excessiva ao frio nos pés e nas mãos.

Alguns pacientes relatam a sensação de formigamento ou choques ao pisar no chão descalços ou pegar objetos de dentro da geladeira. Para evitar quaisquer incômodos, é essencial se agasalhar bem, mais um dos cuidados no inverno para pacientes com câncer.

Use jaquetas, blusas, calças grossas, meias e luvas, além de gorros para aquecer a cabeça. O bom e velho cachecol também ajuda a se sentir mais confortável. Evite pisar no chão descalço e utilize meias quentes durante o dia.

 

Manter a pele hidratada 

A perda de hidratação é um fator que prejudica a pele do paciente oncológico. No inverno, além da perda de hidratação devido ao tratamento, ainda existe a baixa umidade do ar, que potencializa esse efeito.

Por isso, outro dos cuidados no inverno para pacientes com câncer é manter a pele bem hidratada. Além de perder hidratação, a proteção da pele também vai embora, o que a deixa mais vulnerável a ações externas de microrganismos.

Se a pele não for bem cuidada, os efeitos colaterais do tratamento podem se agravar, levando ao aparecimento de rachaduras na pele, erupções cutâneas, vermelhidão, coceira, e a síndrome mão-pé, que é uma condição que causa hipersensibilidade nas mãos e nos pés, além de poder chegar a apresentar úlceras em casos mais graves.

Por isso, é muito importante manter a pele hidratada durante o tratamento, especialmente no inverno. Mas isso não deve ser feito com produtos comuns, pois estes podem conter substâncias agressivas à pele do paciente.

Acontece que, durante o tratamento, a pele fica bem mais sensível, e certas substâncias se tornam agressivas, podendo agravar os efeitos colaterais ao invés de amenizá-los.

 

Cuidando da pele – cuidados no inverno para pacientes com câncer 

Felizmente, a Wecare Skin sabe que existem esses componentes agressivos, e desenvolveu produtos especialmente orientados aos pacientes que estão passando ou que ainda vão passar pelo tratamento, totalmente livres de todas essas substâncias.

Conheça os cuidados para quimioterapia e os cuidados para radioterapia da Wecare Skin e inicie o uso o quanto antes. Mesmo se o tratamento ainda não começou, as chances de evitar ou retardar o aparecimento dos efeitos colaterais são bem maiores quando o paciente já começa a usar os produtos o quanto antes.

Seguindo estes cuidados no inverno para pacientes com câncer, já é possível se manter aquecido, hidratado e com mais saúde durante o frio.

 

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a se protegerem neste inverno!

 

 

Fontes:

https://www.vencerocancer.org.br/dia-a-dia-do-paciente/efeitos-colaterais/tempo-frio-exige-cuidado-dos-pacientes-oncologicos/

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.