0800 033.3393 +55 11 97095-1626
Câncer de Fígado - Sintomas e Tratamentos

Câncer de Fígado - Sintomas e Tratamentos

Publicado por: Wecare Publicado: 07/06/2019 Visitas: 470 Comentários: 0

Além de ser um órgão, o fígado é também uma glândula, pois produz e libera grandes quantidades de hormônios para o organismo. Localizado do lado direito do abdome, ele possui milhões de células que recebem o nome de hepatócitos, que atuam com a intenção de manter a pessoa mais saudável possível. Entretanto, como ocorre com muitos outros órgãos, ele não está imune à ação de células cancerígenas.

No artigo de hoje vamos falar sobre o câncer de fígado, seus sintomas e quais são os tratamentos prescritos para esse delicado problema de saúde.

 

O que é o câncer de fígado?

O câncer de fígado é um tipo de câncer maligno que tem origem nas células hepáticas ou então nas suas estruturas próximas, como canais biliares, vesícula biliar e até mesmo os vasos sanguíneos. Normalmente, esse tipo de câncer costuma ser um incômodo, mas pode ser controlado com os tratamentos hoje disponíveis. Seus sintomas podem levar tempo para aparecer, surgindo somente em estágios mais avançados.

Existem 3 tipos de câncer de fígado:

  • Hepatocarcinoma;
  • Colangiocarcinoma;
  • Metástases hepáticas.

Hepatocarcinoma

O hepatocarcinoma não está entre os mais incidentes no Brasil, sendo mais comum em regiões da Ásia, como Japão ou China, por exemplo. As taxas desse tipo de câncer de fígado entre os brasileiros variam entre 1,07 e 9,34 para 100 mil habitantes.

Essa variação do câncer de fígado é mais comum em homens do que em mulheres, podendo inclusive, acometer pessoas mais jovens com faixa etária entre 5 e 53 anos de idade.

Colangiocarcinoma

O colangiocarcinoma é responsável por cerca de 5% dos casos de câncer de fígado primário e tendem a ocorrer entre a 6ª e 7ª década de vida.

Metástases Hepáticas

E por fim, estudos demonstram que pacientes portadores de alguma forma de câncer podem apresentar metástase capaz de alcançar o fígado. Cerca de 35% dos casos de câncer de fígado surgem em decorrência de outros tipos de câncer.

Dentre os tipos de câncer que podem se espalhar e chegar até o fígado estão: Câncer de pulmão; câncer de mama; câncer de pâncreas; câncer de esôfago e câncer colo-retal.

 

Principais sintomas de câncer de fígado

Como colocado anteriormente, o câncer de fígado é uma doença silenciosa no começo, sendo que seus sintomas só costumam aparecer em estágios avançados.

Os principais sintomas de câncer no fígado são:

  • Dor do lado direito do corpo, podendo irradiar para o ombro e braço;
  • Icterícia (olhos e pele amarelados);
  • Diminuição ou falta de apetite;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Fraqueza;
  • Fezes esbranquiçadas;
  • Cansaço para desempenhar atividades simples;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Febre;
  • Palidez;
  • Fala de ar;
  • Sensação de dor nos ossos;
  • Surgimento de ascite (aumento do volume abdominal, causado pelo acúmulo de líquidos).

 

Possíveis tratamentos

Nos últimos anos, o tratamento para tumores hepáticos evoluiu de maneira considerável, aumentando o leque de alternativas de tratamento. Atualmente, existem diferentes formas de tratar o câncer de fígado. As principais são:

  • Cirurgia;
  • Radioterapia;
  • Quimioterapia.

Cirurgia

Quando o câncer de fígado é diagnosticado em estágios iniciais e não existe nenhum tipo de metástase, a cirurgia para retirada do tumor é uma alternativa muito viável e em muitos casos eficaz como forma de eliminar as células cancerígenas e ao mesmo tempo, evitar sua proliferação sobre o órgão e demais estruturas.

Radioterapia

A radioterapia é indicada como auxiliar no tratamento de câncer no fígado, trazendo alívio e conforto a quem foi diagnosticado com a doença.

Quimioterapia

Até o momento o tratamento mais eficaz para o câncer de fígado se dá através da quimioterapia. Essa técnica que pode ser realizada através do uso de diferentes medicamentos, impede que as células tumorais avancem para outros órgãos e até mesmo tecidos, preservando assim, a saúde e bem-estar dos pacientes.

Quando o câncer de fígado é descoberto precocemente, apresenta altas taxas de cura, com os pacientes levando uma vida normal após todo o processo de diagnóstico e tratamento. Por isso, é importante se ater aos sinais da doença e sempre realizar exames para aumentar as chances de receber um diagnóstico precoce.

Depois de conhecer os sintomas do câncer de fígado de modo completo e também profundo, que tal dividir todo esse conhecimento adquirido? Para isso, basta compartilhar nosso artigo nas redes sociais.

Imagem de destaque: https://br.depositphotos.com/203300666/stock-photo-illustration-human-liver-anatomy.html

Imagem do post: https://br.depositphotos.com/44319261/stock-photo-3d-rendered-illustration-of-the.html

fontes:

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-figado

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-figado/668/208/

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/cancer-de-figado/

https://www.vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-figado-tipos-de-cancer/cancer-de-figado-sintomas-2/

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts